Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Sebrae/TO

Foto: Sebrae/TO

Em evento promovido pelo Sebrae Nacional no Rio de Janeiro, o Sebrae Tocantins apresentou, nesta sexta-feira, 29, a Rota Quilombola do Jalapão.  

Na ocasião, o Sebrae mostrou aos representantes de outros estados um vídeo institucional, que ressaltou os destinos, as experiências do Jalapão e as potencialidades turísticas de uma das regiões mais exuberantes do País.  

A Rota Quilombola contempla as comunidades do Mumbuca, Prata e Rio Novo. Nestes locais, as comunidades proporcionam experiências como: processos de produção de produtos artesanais, oficinas, trilhas, degustações, diálogos e banhos. A ação faz parte do projeto Energia para Crescer.  

Gabriela Ribeiro Sousa, representante das comunidades quilombolas do Jalapão, conta que a participação no evento trouxe mais visibilidade para os produtos do Tocantins. “O Sebrae e a Energisa têm contribuído muito na promoção de nossos destinos turísticos, tanto que, além deste evento, tivemos a oportunidade de participar da maior feira de turismo da América Latina, a Abav Expo 2023. Agradecemos pela ajuda primordial nesta batalha”, ressalta.  

Representando as agências de Turismo do Jalapão, Claudemir Ribeiro de Sousa, afirma que o Sebrae possibilitou, por meio dessa divulgação e participação, que ele tivesse uma nova visão em seu negócio. “Tive a oportunidade de mostrar a história da comunidade, a cultura, a identidade e costumes. Além disso, consegui ter novos olhares para meu negócio. Agradeço ao Sebrae e a Energisa que contribuem e muito com a evolução dos destinos turísticos do Jalapão”, finaliza.  

Admary Monteiro, analista técnica do Sebrae explica que o projeto cria uma cadeia empreendedora, já que o indivíduo que empreende muda de vida e tem o poder de transformar outras pessoas por meio dessas vivências. “Trabalhamos justamente com esta perspectiva de melhorar a qualidade de vida e fomentar a economia e o turismo das comunidades quilombolas, tão ricas em cultura e atrativos. Então é uma satisfação imensurável conseguir levar esses lugares e suas belezas para as pessoas do País e do mundo”, completa.  

Energia Para Crescer 

Iniciado em 2021 e com previsão de término para 2023, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto a Energisa Tocantins, com objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas. Isso ocorre com o estímulo ao empreendedorismo por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental. (Sebrae/TO)