Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Ameto

Foto: Divulgação Ameto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto) recebeu nessa sexta-feira, 29, o conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos, Glenn Fedzer, acompanhado da assessora, Larissa Nunes. No encontro, realizado na sede da Agência, foi apresentado o panorama da mineração no Tocantins e seu potencial de crescimento e desenvolvimento.

Os norte-americanos sinalizaram o interesse de conhecer mais sobre a mineração tocantinense em visita ao estande institucional do Governo do Tocantins na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023), que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, em Belém (PA). A feira é considerada o maior evento voltado à mineração no Brasil e um dos mais relevantes da América Latina e é organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Destaques

A equipe da Ameto preparou uma apresentação, mostrando em números o bom momento da mineração do Tocantins, destacando o crescimento dos investimentos em pesquisas e na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) nos últimos três anos. Também foi apresentado o Mapa Geológico e de Recursos Minerais na escala de 1:500.000 elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM); e projetos existentes para ampliação e detalhamento das informações geológicas do estado, como mapeamentos geológico terrestre e aerogeofísico nas porções sudeste e sul do estado.

A Ameto também destacou a preocupação do Governo do Tocantins em promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável no estado, considerando os impactos ambientais e as mudanças para uma economia verde, de baixo carbono, com adoção de políticas para a redução das emissões de CO2, destacando a vocação geológica que o Tocantins tem para subsidiar, com à exploração de minerais críticos/estratégicos (portadores de terras raras, lítio, cobalto, tântalo, nióbio, grafita, cobre, níquel, fosfato, etc), a oferta de insumos minerais que irão alavancar a geração de energia renovável.

Também foi apresentado no encontro, o potencial logístico do Tocantins, localizado geograficamente no centro do Brasil, sendo cortado de norte a sul por uma das rodovias federais mais importantes do país, a BR-153, conhecida nacionalmente como a Belém-Brasília; e pela Ferrovia Norte-Sul; além da Fiol, ferrovia que irá ligar o porto de Ilhéus – BA ao município de Figueirópolis – TO. A localização privilegiada do estado e as malhas rodoviária e ferroviária favorecem a atração, visibilidade e investimentos para o setor minerário, pois facilitam o escoamento da produção.

De acordo com o presidente da Ameto, Mauro Mota, o Governo do Estado visa o desenvolvimento sustentável da mineração. “Nosso encontro com a embaixada norte-americana mostra que o mundo está com os olhos voltados para o potencial minerário do estado, que vivencia um momento ideal para o crescimento dessa atividade econômica. Somos a nova fronteira mineral do país e estamos atuando para desenvolver uma mineração que fomente a economia e seja referência em boas práticas ambientais e sustentabilidade”, disse.

Uma nova visita, ainda sem data definida, para apresentação do potencial minerário tocantinense e discussão de possíveis investimentos foi solicitada pela a equipe do consulado.

Participaram da reunião, da Ameto, o diretor de Geologia e Mineração, Otton Nunes Pinheiro; o geólogo, Sanclever Peixoto; a gerente de Geologia, Thays Flávia Oliveira Alves; a gerente de Fiscalização e Informação, Luísa de Deus; e o gerente de Apoio Técnico, Leonardo Costa e Silva. (Secom/TO)