Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Equipe da Ameto e a representante da Brasmin visitaram locais que podem receber a feira, em Palmas

Equipe da Ameto e a representante da Brasmin visitaram locais que podem receber a feira, em Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Equipe da Ameto e a representante da Brasmin visitaram locais que podem receber a feira, em Palmas Equipe da Ameto e a representante da Brasmin visitaram locais que podem receber a feira, em Palmas

A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) recebeu nesta segunda-feira, 7, a diretora da Emme Brasil e responsável pela realização Feira da Indústria da Mineração (Brasmin), Malu Sevieri, que faz visita a Palmas para estudar a realização da feira de mineração no Estado, em 2024. Com duas edições realizadas no Estado de Goiás, a feira tem âmbito nacional e apresenta equipamentos, tecnologias e inovações da área, além de produtos e serviços do setor minerário.

Na ocasião, o presidente da Ameto, Mauro Mota, apresentou o cenário da mineração no Estado e a expectativa de crescimento para os próximos anos e agradeceu o apoio de todos os participantes do encontro na realização de uma feira para divulgar o potencial mineral do Tocantins e atrair novos investimentos. “O Governo do Estado entende o potencial que a mineração tem para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e ter um espaço voltado à mineração de médio e pequeno porte, como o proporcionado pela Brasmin, é fundamental para trazer para o debate temas específicos desse setor e entender as demandas localizadas, além de apresentar as novas tecnologias, métodos produtivos e tendências “, disse.

Sevieri elogiou a participação ativa do Governo do Estado no fomento ao setor de mineração e a sinergia entre as entidades e apresentou mais informações sobre a feira. “A Brasmin é um evento que nasceu com o objetivo de levar informação, tecnologia e serviços para o pequeno e médio minerador. Nós fazemos um evento muito focado em negócio. Ele tem uma base que é educativa, temos um congresso. E, também temos os expositores que oferecem produtos e serviços”, explicou.

Após a reunião, possíveis locais para a realização da feira foram visitados pela equipe. Em Goiânia, a feira foi realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, com empresas que atuam na cadeia de suprimentos da mineração apresentando produtos, serviços, equipamentos, tecnologias e inovações do setor.

Estiveram presentes o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Alirio Felix Martins Barros; a presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Denise Rocha Domingues; o vice-presidente Executivo da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Wagno Milhomem; o Secretário Executivo da Secretaria de indústria, Comércio e Serviços (SICS), Milton Neris, e o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Pimenta; a vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Germana Pires; a diretora de Publicidade da Secretaria de Comunicação, Inácia Parente Franco; o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Milton Maciel, e a diretora de Extensão, Camilla Martins Malta; a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh);  e o representante da AuroStar, Augusto Rayol.