Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia do aniversário do Tocantins, 5, o cantor e compositor Lucimar lança novo álbum nas plataformas digitais, nomeado de Rios, Cantos e Coro. Ele pode ser conferido em todas as plataformas digitais, no canal de Lucimar, e também no Youtube.

A produção musical traz canções autorais do artista interpretadas por ele e participação especial de crianças da Escola Municipal Sávia Fernandes e do Colégio Estadual São José. De acordo com o artista, o projeto é uma forma de incentivo às futuras gerações à preservação do meio ambiente e dos bens naturais do Tocantins. “É missão de todos nós implorar por proteção às nossas riquezas naturais, antes que seja tardio. E todas as canções fazem esse apelo, de proteção, conservação dos nossos rios e belezas que tanto chamam atenção dos nossos turistas, mas que precisam de urgente atenção”, expressou o artista.

Ainda de acordo com Lucimar, trabalhar com as crianças no coro infantil foi uma grata surpresa. “Temos talentos incríveis nas nossas escolas, então foi um projeto para valorizar e encontrar também esses pequenos talentos que certamente ainda darão muito orgulho a nossa cultura”, complementou.

Supervisora da Escola Municipal Sávia Fernandes, a professora Magna Carneiro afirmou que o projeto leva educação sobre a preservação da natureza de forma leve e contagiante. “As crianças amaram muito ter participado, se empenharam muito para aprender não só as melodias, mas também a mensagem que cada canção ali nos ensinava, de cuidado com nossos rios, o Cerrado e nosso meio ambiente”, afirmou a professora.

Repertório

O repertório é formado por canções melodiosas, que tocam a alma, mas também apresentam alguns rios no Brasil e Tocantins, com seu nome e principais características, a exemplo da música Rio São Francisco, onde o cantor Lucimar traz a reflexão sobre a proteção das águas para a manutenção das tradições e crenças naturais que envolvem o cotidiano das populações ribeirinhas, garantindo água limpa para todos.

O álbum é composto por 12 canções, cada uma dedicada a um rio brasileiro (Rio Amazonas, Rio Araguaia, Rio Balsas, Rio Cunha, Rio Doce, Rio Javaés, Rio Mearim, Rio Azuis, Rio São Francisco, Rio Taquari, Rio Tocantins e Rio Azuis).

Trata-se de uma nova versão do álbum Rio Mesmo Chorando que possuem letras simples e significativas, com mensagens sobre a importância dos rios, os bichos da mata, os indígenas, os frutos do Cerrado, ilhas fluviais e natureza, sempre como mensagens sobre a importância da preservação de se conhecer e preservar meio ambiente de forma geral.

Projeto

Patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o projeto é idealizado pelo músico Lucimar. Além da interpretação como voz principal, as canções e produção musical também é de Lucimar com produção executiva de Cinthia Abreu, via empresa Companhia A Barraca.

A gravação e edição é do Estúdio Pauta com o músico Renato Moreira e participação especial das cantoras Cinthia Abreu e Beatriz Trabulsi. O coro infantil é composto pelos estudantes Heloisa Rabelo, Sofia Rodrigues Mota, Amanda Vitória Sousa, Samuel Alves, Suellem da Silva, Artur Gaspar de Souza, Estephany Vitória Chaves, Isabella Costa Viana, Kelly Naiara Rodrigues, Yuri  De Castro, Agatha Pereira, Vanessa  Vieira, Emilly  Deusiane, Agatha Duarte, Yara Souza, Carla Lima, Igor Mota, Samuel Krisley, Vanda Santos, Yuri Atos, Débora Cristina Lira, Ana Carla Nunes, Geiza Matos, Anne Silva e Ana Cláudia Gomes. Sob orientação das professoras-orientadoras Magna Carneiro e Celma Márcia Barros, da Escola Municipal Sávia Fernandes e Colégio Estadual São José.

Além da gravação do álbum completo com coro infantil, o projeto ainda trouxe como contrapartida uma de roda de conversa nas escolas sobre os rios no País e a importância da sua preservação.

Perfil

Natural de Filadélfia (TO), nascido na Fazenda Mariquinha, residiu em São Paulo (SP) e também em Portugal.
É reconhecido nacionalmente através de suas canções, que já somam um acervo de mais de 300 títulos, que ficaram conhecidas na interpretação de renomados artistas em todo o mundo, como Leonardo, Chitãozinho e Xororó,  Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Padre Marcelo Rossi, Rick e Renner, Peninha, Milionário e José Rico, Luan Santana, Targino Gondim e muito mais, além de trilhas sonoras para novelas e filmes.