Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae Tocantins, por meio do projeto Produzir Brasil, atende 10 assentamentos na região Bico do Papagaio. A iniciativa contempla 200 famílias que trabalham com empreendedorismo rural.

O objetivo do Produzir Brasil é capacitar os produtores para que eles consigam gerar renda a partir da produção que eles já desenhem em suas propriedades. O projeto, que iniciou em 2022, deve ser finalizado no final do próximo ano e a ideia é possibilitar ainda que estes empreendedores tenham acesso ao mercado.

Na tarde dessa quarta-feira, 4, o Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae e técnicos da instituição visitaram o projeto Assentamento Coco no município de Aguiarnópolis.

O presidente do Sebrae Tocantins, Paulo Carneiro, lembrou que a base da sociedade é o campo e, por este motivo, os empreendedores rurais precisam de apoio e incentivo por parte das entidades responsáveis. “O Sebrae realizou consultorias e diagnosticou as potencialidades de cada assentamento e, a partir das demandas destes locais, os produtores foram capacitados para trabalhar com os seus produtos”, acrescentou.

O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, informou que após essas capacitações estes empreendedores tiveram aumento em suas rendas e autoestima para trabalharem em suas produções. “Essas famílias são base do empreendedorismo nesses assentamentos e ver o trabalho que elas estão conseguindo desenvolver nessas propriedades é muito gratificante para nós enquanto Sebrae”, ressaltou.  

A presidente da Associação PA Coco, Allane Pereira de Santana, pontuou que o Sebrae tem sido fundamental para a implantação e desenvolvimento do projeto. Segundo ela, a iniciativa tem melhorado a vida de muitas famílias do assentamento. Na ocasião, a representante também frisou sobre a importância do associativismo. “Estamos trabalhando de forma coletiva, quando precisamos realizar um trabalho todos comparecem e isso nos dar força para continuarmos trabalhando. Hoje temos 23 famílias aumentando a renda a partir da horta”, acrescentou.  (Sebrae/TO)