O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) lançará oficialmente o aplicativo “Detran TO Fácil” em solenidade programada para às 14h, desta terça-feira, 10, no auditório do Palácio Araguaia.
A divulgação do início do funcionamento do aplicativo acontece durante o lançamento Portal de Serviços do Governo, um ambiente digital em que as atividades desenvolvidas pelos diferentes órgãos da administração estadual estarão reunidas em um mesmo canal, facilitando o acesso aos cidadãos.
O aplicativo tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços prestados pelo órgão, de uma maneira rápida, segura e descomplicada. Por meio da ferramenta, os usuários poderão resolver demandas em segmentos como habilitação de condutores, registro e licenciamento de veículos, além de consultas sobre infrações.
Nas abas do aplicativo, os usuários terão acesso a serviços como troca definitiva da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão da 2ª via do documento e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Também poderão efetivar o 1º emplacamento, gerar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), realizar baixa e alienação e emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRLV). Por meio do dispositivo, os usuários terão a possibilidade de uma forma descomplicada buscar o prontuário de um veículo e consultar informações sobre infrações, débitos e tramitações de recursos.
De acordo com o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo órgão no sentido de reforçar a infraestrutura tecnologica do órgão, além de ampliar a digitalização de serviços e processos. “Sempre com a intenção de elevar a qualidade do atendimento e possibilitar que o cidadão tocantinense consiga resolver suas demandas junto ao Detran/TO de uma forma cada vez mais rápida e descomplicada”, disse.
O “Detran TO Fácil” é um aplicativo web, que pode ser baixado por meio do QR Code e de link. Para acessar os serviços do app o usuário precisa, inicialmente, criar uma conta no site gov.br. A plataforma foi desenvolvida para que de uma forma intuitiva o usuário entenda o funcionamento e esteja apto a resolver suas demandas junto ao órgão.
O Detran/TO, atualmente, desenvolve um processo de qualificação da infraestrutura tecnológica e de sistemas, com a finalidade de facilitar aos usuários o acesso aos serviços, elevando os níveis de confiabilidade e disponibilizando um atendimento eficaz e humanizado.
O órgão, também, implanta uma série de ações direcionadas à atualização de equipamentos, além do aperfeiçoamento da capacitação de servidores e aperfeiçoamento dos dispositivos online. (Detran/TO)