Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Anne Vilela

Foto: Anne Vilela

Com a proposta de estabelecer uma rede de conexão entre os estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Pernambuco, baseada na cultura popular e nos saberes ancestrais e tradicionais, o projeto “Reconectando Memórias: Encontro de Mestres de Cultura Popular” realizará visitas mútuas, em ambos os estados, com apresentações culturais, entrevistas e rodas de prosa.

Já o 3º Ipadê – Encontro de Maracatu no Cerrado celebra o Maracatu de Baque Virado no Centro-Oeste e, em sua terceira edição, traz para o público uma rica programação reunindo diversos grupos de Maracatu que estudam o baque e os fundamentos da Nação do Maracatu Porto Rico (PE), em oficinas de iniciação, aperfeiçoamento e reciclagem de seus batuqueiros, culminando com 2 dias de shows que reúnem artistas de Recife (PE) e Brasília (DF) e os grupos participantes do projeto Reconectando Memórias de Porto Nacional e Natividade (TO) e Pirenópolis (GO) num festivo encontro de Cultura Popular que acontecerá na sede do Ponto de Cultura COEPi de 19 a 21 de outubro.

O Tocantins é representado no projeto pelo grupo portuense Tambores do Tocantins, os Catireiros de Natividade Belarmino e Patricio e o grupo de suça de Natividade Mãe Ana. Já o estado de Goiás estará presente com grupos da cidade de Pirenópolis, sendo Mário Vicente - Catira Raiz de Pirenópolis e Maracatu Baque de Rocha.

A proposta é de que os integrantes dos dois grupos de cada estado vão à cidade do estado vizinho, retomando elos anteriores à separação geopolítica, com objetivo de possibilitar que as principais lideranças dos grupos possam conhecer os trabalhos um do outro, trocar experiências sobre a prática cotidiana de seus trabalhos e pensar em estratégias de fortalecimento dos grupos.

Interação

Idealizadora do projeto, a coordenadora de projetos da Coepi, Isabella Rovo, de Pirenópolis (GO), aponta que mais do que identificar e mapear mestres da cultura popular em ambas as regiões, o objetivo é de promover a interação e o intercâmbio entre mestres de diferentes áreas e comunidades, estimulando a colaboração e o enriquecimento mútuo dos saberes e fazeres tradicionais. “O Reconectando Memórias promove a integração das comunidades locais e o fortalecimento da identidade cultural dessas regiões, contribuindo para a valorização e o reconhecimento dos mestres da cultura popular como guardiões do patrimônio cultural brasileiro”, afirmou a produtora.

Para construir a ideia, ela contou com a colaboração do artista Marcio Bello, do Tambores do Tocantins. Para ele, os mestres da cultura popular de Goiás e Tocantins representam uma parte fundamental do patrimônio cultural brasileiro. “Suas tradições, técnicas e conhecimentos são passados de geração em geração há séculos e desempenham um papel essencial na construção da identidade cultural dessas regiões. No entanto, muitas dessas tradições estão em risco de desaparecer devido à falta de registro e à falta de incentivo à sua preservação. Então, o Reconectando Memórias é essencial, pois promove a conexão entre gerações, permitindo que os mestres compartilhem seus conhecimentos com os mais jovens, garantindo ainda a coesão social e a transmissão de valores culturais”, avaliou o artista.

O projeto é uma realização da Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) com patrocínio do Governo do Estado do Goiás, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Agenda

A primeira caravana acontece entre os dias 19 e 21 de Outubro, durante o 3º Ipadê – Encontro de Maracatu no Cerrado, também realizado pela Coepi em Pirenópolis, onde se apresentam os grupos tocantinenses Tambores do Tocantins, os Catireiros de Natividade Belarmino e Patricio e o grupo de suça de Natividade Mãe Ana.

O encontro resgata saberes e fazeres de expressões como a sússia, a catira, a congada e o maracatu e contará ainda com apresentação do grupo Grupo Cultural Pé de Cerrado (DF), Nação Porto Rico – Espetáculo (PE) e grande show com o Grupo Bongar. O Encontro visa a celebração do Maracatu de Baque Virado no Centro-Oeste e, em sua terceira edição, traz para o público uma programação diversa com roda de conversa, oficinas, apresentações e shows.

Já o sentido inverso – do Goiás para o Tocantins – tem a previsão de acontecer no mês de novembro, com a apresentação dos grupos de Pirenópolis - Mário Vicente - Catira Raiz e Maracatu Baque de Rocha-, no Tocantins.