Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Dando sequência ao projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), realizaram nesta quarta-feira, 11, a primeira ação de RI no município de Ponte Alta do Tocantins, onde foram devolvidas 178 embalagens. Neste mês de ainda serão realizadas quatro edições do projeto.

O supervisor da Área Vegetal da Regional da Adapec de Porto Nacional, Guilherme Rocha dos Santos, disse que em Ponte Alta do Tocantins foi lançada uma semente para a conscientização dos produtores rurais da região sobre a importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. “Esta foi a primeira ação de RI aqui nesta região, e nosso objetivo além de receber as embalagens era levar esta informação aos produtores rurais da região sobre a necessidade da devolução, da não reutilização destas e dos riscos de contaminação humana e ambiental. Cremos que nos próximos anos teremos uma adesão maior de produtores na devolução”, ressaltou Guilherme Rocha.

Consciente da sua responsabilidade na devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, o produtor rural José Paulo Guerra, da Fazenda Brancana, disse que o RI foi importante, principalmente porque na região há pequenos produtores que não têm condições de irem até a central de Silvanópolis para devolver suas embalagens. “E temos a necessidade de dar uma destinação  correta a estas embalagens, por isso, na minha propriedade eu tenho um local adequado para o armazenamento, porque sei dos riscos do uso destes produtos, infelizmente ainda temos na região pessoas que não tem o conhecimento da gravidade de reutilizar uma embalagem desta ou de deixá-la em qualquer lugar na propriedade. Que possa ter outros eventos como este aqui em Ponte Alta", disse José Paulo.

Neste mês de outubro ainda estão previstas a realização de edições do Projeto de RI nos municípios de Araguaçu, Palmas, Pequizeiro e Presidente Kennedy.

Confira datas e locais de devolução

Dia 14/10 - Araguaçu – Local: Pátio da Adapec – das 9h às 16h

Dia 19/10 – Pequizeiro – Local: Feira Coberta Serafin de Aguiar - das 9h às 17h

Dia 19/10 – Palmas – Taquaruçu Grande – Local: TO-020, KM 11 ao lado do Comercial Machado - das 9h às 16h

Dia 26/10 – Presidente Kennedy – Local: Quadra de esportes do setor Bela Vista próximo ao Posto Carreteiro - das 9h às 17h.