Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vestibular para os cursos da modalidade EaD da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) registrou um aumento de aproximadamente 400% no número de inscritos. No total, 5.963 candidatos concorrerão às 1.240 vagas ofertadas para os três cursos tecnológicos de nível superior oferecidos nos 15 polos da Unitins por meio do projeto TO Graduado. Este é o maior número de candidatos inscritos desde a abertura do projeto TO Graduado, em setembro de 2022. As inscrições foram gratuitas.

Neste certame, a Unitins oferta mais 240 vagas distribuídas em três novos polos nos municípios de Arapoema, Campos Lindos e Xambioá, para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Tecnologia em Gestão Pública. 

Para a diretora de Educação Tecnólogica da Unitins, Neila Oliveira, o aumento expressivo no número de inscrições do Vestibular para os cursos do Projeto TO Graduado é um testemunho do poder transformador que a educação tem quando é alimentada pela colaboração mútua entre a Universidade e a comunidade local. "Estamos verdadeiramente emocionados com essa conquista coletiva e continuaremos trabalhando juntos para oferecer oportunidades e promover o crescimento intelectual e pessoal de cada estudante", frisou. 

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, comenta sobre a importância do projeto TO Graduado para o desenvolvimento das regiões onde a Unitins está presente. “São números muito importantes para a Universidade porque isso espelha todo o trabalho que é feito dentro deste projeto, que leva o ensino superior gratuito e de qualidade para 15 municípios do Tocantins e contribui significativamente com o desenvolvimento regional. A Prograd trabalha muito para que o nosso ensino tenha qualidade e para que nós possamos formar profissionais qualificados. Mas, tudo isso é fruto da Gestão da Unitins e de todo o empenho da equipe e corpo técnico, que são extremamente competentes”, ponderou.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que o resultado positivo deve-se ao fortalecimento do projeto nos municípios. “Tivemos uma liberdade de divulgação e planejamento diferentes neste Vestibular. Mas, além disso, o conhecimento da população sobre o TO Graduado e sobre a presença da Unitins nos municípios tem aumentado cada vez mais. Foram quase 6 mil inscrições para um quantitativo de 1.240 vagas. É um número muito expressivo, que mostra a força do projeto, o reconhecimento da população pela política pública de acesso ao ensino superior e nós temos a certeza que bons alunos serão aprovados”, comentou. 

O certame

Nesta quarta-feira, 11, foi publicado o resultado preliminar das solicitações de atendimento especial. De acordo com o cronograma oficial disponível na página do Vestibular, os candidatos têm até às 23h59 do dia 16 de outubro para interpor recurso contra a lista preliminar de inscrições confirmadas e contra o indeferimento de solicitações de atendimento especial, exclusivamente on-line através da “Área do candidato” na página do Vestibular.

O presidente da Comissão do Vestibular, Vinicius Augusto de Oliveira, explica quais são os próximos passos para os candidatos: “Finalizamos as inscrições para o Vestibular dos cursos a distância e, mais uma vez, reforçamos que é muito importante que o candidato acompanhe o Portal da Unitins, onde serão publicadas todas as informações sobre o certame, bem como, o resultado dos recursos, a lista definitiva de inscrições confirmadas e posteriormente, os locais de prova”, reforçou.

A aplicação das provas está marcada para o dia 19 de novembro e os aprovados neste processo seletivo iniciarão as aulas em fevereiro de 2024. 

Cursos

Os cursos EaD da Unitins/TO Graduado oferecidos em cada polo são:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Araguaçu, Arapoema, Caseara, Itacajá, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo, Xambioá;
  • Tecnologia em Gestão Pública: Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Xambioá, Sítio Novo;  
  • Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Miranorte, Palmas. (Unitins)