Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação Energisa

Foto: Divulgação Energisa

Da energia que ilumina uma casa à instalação da rede elétrica interna de grandes indústrias, todos os caminhos levam a um profissional: o eletricista. Nesta terça-feira, dia 17 de outubro, é comemorado o dia desse profissional, cujo trabalho possibilita que os 648 mil clientes tocantinenses tenham acesso à energia elétrica segura e constante.

Profissionais como o Renilson Magestade de Jesus, que trabalha há seis anos como eletricista na Energisa Tocantins, em Palmas. “Conhecia pessoas que já trabalhavam no setor elétrico e fiquei interessado. Fui atrás, me preparei, participei do processo seletivo e consegui”, conta o profissional. Hoje, ele atua como eletricista linha viva, ou seja, com a rede energizada durante as manutenções para não deixar clientes sem energia momentaneamente.  

Um trabalho que exige muito cuidado com a segurança não apenas dele, mas da equipe e da população. E quando o assunto é segurança, os eletricistas são treinados e capacitados constantemente para que se protejam de acidentes durante o trabalho. “Quando chegamos no trabalho, participamos de reunião sobre as demandas do dia e já nos equipamos para realizar os serviços. Tudo pensando na segurança, principalmente por causa da família. Tenho filhos e um neto me esperando em casa”, explica o eletricista.  

O dia a dia de um eletricista linha viva inclui, além da preparação antes de ir a campo, a conferência dos equipamentos individuais de segurança, análises de riscos de acidentes antes de executar a atividade, as tomadas de decisões durante a execução da demanda, além de comunicação contínua com a equipe e líderes.

E, mesmo quem trabalha com a rede desenergizada, como o Suyan Bruno da Silva, de Araguaína, os cuidados com a segurança são primordiais. “A gente sempre visa a nossa própria vida, porque se não estivermos bem, não temos como prover para a família”, conta o profissional que é pai de duas meninas. “Fico atento aos materiais que a empresa disponibiliza para que a gente volte íntegro no final do dia para casa”, complementa o eletricista que está na empresa desde 2018.  

E, ao olhar para o futuro, Suyan não deixa de sonhar. “Hoje, eu estudo Eletrotécnica para continuar crescendo na empresa. Quero subir, um passo de cada vez, para aproveitar as oportunidades que aparecerem”, finaliza o eletricista.

Mercado de trabalho

Na Energisa, são 799 eletricistas nas mais variadas áreas para atender o Tocantins. Atualmente, a concessionária está com três vagas em aberto para os municípios de Novo Acordo, Augustinópolis e Dianópolis. Somente este ano, a empresa já contratou 85 eletricistas em todo o estado. As vagas são disponibilizadas na plataforma https://grupoenergisa.gupy.io/

Sobre a capacitação, a empresa oferece, frequentemente, cursos e treinamentos internos para os profissionais. “O setor elétrico é altamente competitivo e tem contínua inovação. Por isso, temos uma plataforma de cursos abertos para todos os públicos, inclusive o de eletricistas. E, além disso, cumprimos um planejamento de treinamentos de segurança, sempre visando o bem-estar, a saúde e a proteção de nossos colaboradores”, explica a business partner de RH da Energisa Tocantins, Silvana Carvalho.  

Para participar dos processos seletivos da Energisa para a vaga de eletricista, é necessário que o candidato tenha a formação no curso de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica e, preferencialmente, já tenha o curso de NR10 Básico formação, NR 10 Complementar e NR 35 formação. Após a contratação, a empresa oferece uma reciclagem de NR10 Básico, NR 10 Complementar e NR 35, direção defensiva e formação das normativas e procedimentos operacionais internos do Grupo.  

Para quem está interessado em iniciar no setor elétrico, existem diversas instituições de ensino que ofertam os cursos necessários para a área, como o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem. No Tocantins, a instituição está com o curso técnico em Eletrotécnica com vagas abertas até o dia 10 de dezembro ou preenchimento das turmas, que estão disponíveis nas unidades de Araguaína e Taquaralto/Palmas. Para saber mais e efetuar a inscrição, o candidato pode procurar o site futuro.digital.