Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha

A Prefeitura de Palmas está concluindo as últimas proposições de trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). Em audiência pública realizada nessa terça-feira, 17, no auditório da Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), foram apresentados e colocados em discussão os eixos temáticos e as ações prioritárias, como as políticas, programas e os projetos para que os palmenses possam usufruir dos sistema de mobilidade com mais eficiência e segurança pelos próximos anos.

Os estudos coordenados pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) passaram por diversas etapas, com a aplicação de pesquisas quantitativas e qualitativas, visitas domiciliares em todas as regiões da cidade, coleta de dados dos usuários dos transporte coletivo municipal, pesquisa on-line, oficinas de discussões temáticas, entre outras. As informações captadas influenciaram as definições e as frentes de trabalho multissetorial para a construção do plano final.

Durante a abertura da audiência, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Júnior, destacou a importância da política contínua das atividades de mobilidade urbana, para melhoria da qualidade de vida da população. ''Estamos finalizando, depois de inúmeras etapas, o PlanMob que abrange diversos modais de políticas públicas sociais e econômicas, que se relacionam direta e indiretamente com a mobilidade’’.

São alguns dos objetivos estratégicos que compõem as proposições do PlanMob: tratar a política de uso e ocupação do solo e de mobilidade urbana de forma integrada e como instrumento do adensamento urbano; transformar o transporte coletivo na espinha dorsal da mobilidade urbana em Palmas; reduzir a utilização do transporte individual motorizado (automóvel e moto) na matriz modal; e pacificar o trânsito de Palmas com redução no número de acidentes e mortos.

“As gestões precisam cada vez mais, serem participativas. Entendemos que hoje, as pessoas têm mais acesso às informações, e elas podem participar e contribuir com as melhorias de inúmeros serviços, como a mobilidade urbana”, ressaltou a assistente social Naiara Mascarenhas, lembrando ainda que as discussões são necessárias para olhar o futuro, de como será o legado para as próximas gerações. 

Participaram da audiência, além de estudantes e lideranças sociais, gestores das pastas municipais, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito Municipal, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Cetur/Fecomércio), Sebrae/ TO e o Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA/TO).

Lei 

O próximo passo será a conclusão do plano de ação, que terá de forma ordenada, a definição dos prazos de implantação e metas orçamentárias, de curto a longo prazo. Em seguida, o projeto será encaminhado para a Câmara Legislativa Municipal, para apreciação e aprovação dos vereadores. (Secom Palmas)