Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Sebrae está promovendo uma visita técnica de operadores internacionais de turismo ao Parque Nacional do Jalapão, de 16 a 20 de outubro. Oito empresas de agências de viagens de Portugal e Espanha estão conhecendo principais pontos de parada dos turistas com destaque para as dunas, fervedouros, Serra da Catedral, cachoeiras, as comunidades quilombolas, prainha e a Lagoa do Japonês. Do Jalapão, o grupo segue viagem para Chapada das Mesas, no Maranhão, onde permanecem até o dia 24.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que é estratégia da Agência diversificar os destinos turísticos que são visitados pelos turistas estrangeiros, incluindo na promoção internacional os principais atrativos de todas as regiões do País. "Os parques nacionais do Jalapão e da Chapada das Mesas são deslumbrantes e possibilitam uma experiência inesquecível de conexão com a natureza, conhecer nossa biodiversidade, mas também a cultura e a gastronomia do nosso Brasil central. São atrações turísticas que agradam o turista estrangeiro, sustentáveis e que geram desenvolvimento socioeconômico para a população local", afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“A passagem pelo Tocantins é de grande valia para os empresários que terão uma excelente opção de destino para ofertar aos clientes que buscam experiências únicas de aventura, cultura, ecoturismo e gastronomia e, para nós, o Sebrae, que apoiamos as micro e pequenas empresas da região do Jalapão, preparando-as para ofertarem a melhor experiência de viagem a estes turistas”, afirma o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérisson Antônio Castro.
Para a analista técnica Walbênia Lemos, que coordena as ações de turismo do Sebrae Tocantins, “divulgar o nosso destino internacionalmente é uma ação de extrema relevância para a expansão e fortalecimento da economia local”.
O projeto busca proporcionar uma vivência que amplie o conhecimento sobre os locais visitados, aproximar os convidados da rede de parceiros locais, gerar oportunidades para o aprimoramento e a ampliação das vendas, obter uma avaliação, por parte dos convidados, das experiências e dos destinos visitados e, também, estimular o aprimoramento e a diversificação do produto turístico ofertados pelos fornecedores locais.
Em passagem por Palmas, a empresária Vânia Xavier, da Xperience B Travel, de Lisboa - Portugal, disse que vivenciar e conhecer de perto os atrativos, ter contato e interação com as pessoas, viver a experiência é muito mais importante do que ver os serviços somente pelas redes sociais. “Eu considero esse convite muito bem-vindo, já gosto do Brasil como um destino para recomendar aos meus clientes. O Brasil é enorme e eu não tinha noção nenhuma do que é o interior do Brasil e, por isso, eu aceitei o convite. Não tinha noção do quanto Palmas é grande e o quanto o Tocantins tem muito potencial para trazer mais pessoas”, disse a empresária. (ASN/TO)