Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araguaína e do Corpo de Bombeiros passarão por atividades teóricas e práticas de qualificação com foco em Atendimento a Incidentes de Múltiplas Vítimas, nos dias 20 e 21 de outubro.

Nesta sexta, dia 20, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, os socorristas participarão de um simulado de mesa que contará com conteúdo teóricos e práticos.

Já nesse sábado, 21, a partir das 8 horas, será realizada uma simulação realística de um incidente com múltiplas vítimas na Praça do Galo, localizada na Avenida Cônego João Lima, no Entroncamento.

“Queremos deixar claro para a população que estiver passando pelo local que a ação será bem realista, mas que não irá comprometer a segurança das pessoas. Todos podem acompanhar, mas é importante não tumultuar a região para não gerar bloqueios no trânsito. Nossa proposta é o aprimoramento de elementos essenciais para uma resposta bem coordenada, com comunicação efetiva ao sistema de gerenciamento de incidentes, triagem, tratamento e transporte das vítimas, além de  mostrar para as pessoas toda complexidade e cuidados envolvidos no socorro a este tipo de ocorrência”, explica Tatiane Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do Samu.

O evento conta com o apoio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Guarda Municipal de Araguaína (GMA), Corpo de Bombeiros, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Polícia Militar, BPMRED, Defesa Civil, Secretaria da Saúde de Araguaína, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA), Energisa, Unitpac, Unopar e Facit.