Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, comemorou nessa terça-feira, 24, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 concedido à Universidade da Maturidade (UMA), programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e contou com a presença de parlamentares tocantinenses, do governador Wanderlei Barbosa e do vice-governador Laurez Moreira.

Em seu discurso, o senador, que também é patrono do programa de extensão, destacou a importância da UMA para a promoção da educação e da qualidade de vida dos idosos. “A Universidade da Maturidade é um exemplo de como a educação pode transformar vidas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

O senador aproveitou a ocasião para defender políticas públicas para os idosos. “O Brasil está envelhecendo e precisamos garantir que os nossos idosos tenham acesso à saúde, educação, cultura e lazer de qualidade”, destacou.

Eduardo Gomes é autor do Projeto de Lei (PL) 4.974/2023, que institui a Política Nacional de Promoção à Atividade Física para a Pessoa Idosa. O PL prevê a criação de programas e ações para incentivar a prática de atividades físicas pelos idosos, com o objetivo de reduzir a dependência funcional e melhorar a saúde e qualidade de vida dessa faixa etária.

O evento contou também com a presença dos coordenadores da UMA, Dra. Neila Osório e Dr. Luiz Sinésio e dos acadêmicos de todos os polos, além da presidente estadual do PL Mulher, Nilmar Ruiz. O prêmio, que é promovido pela Comissão de Educação, é considerado um dos mais importantes do Brasil e consiste na concessão de medalha e diploma de menção honrosa a entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Sobre a UMA

A UMA é um programa de extensão da UFT que oferece cursos, palestras e atividades culturais para idosos e está presente em 13 cidades do Tocantins e em outros estados, como Bahia e Mato Grosso do Sul.