Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quarta-feira, 1º de novembro, no Palácio Araguaia, o superintendente regional do Banco da Amazônia no Tocantins, Edmar Souza Bernaldino, para discutir a possibilidade de concessão de crédito aos pequenos produtores da região, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A reunião teve como objetivo apresentar o programa e alinhar as perspectivas da instituição financeira com a gestão estadual do Governo do Tocantins.

O Pronaf é um programa de crédito destinado a agricultores familiares e empreendedores rurais de pequeno porte, que visa fortalecer a economia no campo e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural. A iniciativa é fundamental para impulsionar a produção local e melhorar as condições de vida dos agricultores.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a preocupação do Governo do Tocantins com o pequeno e médio produtor, recebendo a proposta do Banco da Amazônia com muito otimismo. “Estamos comprometidos com o fortalecimento da agricultura familiar em nosso Estado e o Pronaf é uma ferramenta valiosa nesse sentido. Fiquei impressionado com a proposta e acredito que essa parceria com o Banco da Amazônia pode trazer benefícios significativos para os pequenos produtores da nossa região”, pontuou o Governador. 

O superintendente regional do Banco da Amazônia, Edmar Souza Bernaldino, enfatizou a importância do Pronaf para o desenvolvimento econômico e social do estado do Tocantins. "Hoje viemos pedir apoio, temos muito que contribuir com o pequeno agricultor, tendo crédito de R$ 230 milhões do Plano Safra para aplicar na agricultura familiar e esperamos contribuir.  O Pronaf é uma ferramenta poderosa para apoiar os pequenos produtores rurais, proporcionando acesso a crédito com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento flexíveis", afirmou. 

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, elogiou a iniciativa e expressou apoio ao programa. “É extremamente importante essa ação, uma vez que esses recursos do Pronaf são alocados para as pequenas cidades, que geralmente movimentam o comércio e economia local. Isso fortalece a agricultura, os municípios, além de oferecer melhores condições de vida para o produtor rural", pontuou o secretário. 

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura; o secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron Secundino Santos; e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima. 

Pronaf

O  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país. A concessão de crédito, por meio do programa, pode impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a agricultura familiar na região, beneficiando inúmeras famílias e contribuindo para a prosperidade da agricultura no Tocantins.

Plano Safra 2023/2024

O Plano Safra 2023/2024 promove a sustentabilidade na produção agrícola, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e incentivos aos produtores que adotam práticas mais sustentáveis. Iniciativa do Governo Federal destina recursos à agricultura empresarial de R$ 272,12 bilhões. (Secom/TO)