Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A crise hídrica reduziu drasticamente o volume de rios na região Norte, como o Rio Madeira

A crise hídrica reduziu drasticamente o volume de rios na região Norte, como o Rio Madeira Foto: Defesa Civil/Porto Velho

Foto: Defesa Civil/Porto Velho A crise hídrica reduziu drasticamente o volume de rios na região Norte, como o Rio Madeira A crise hídrica reduziu drasticamente o volume de rios na região Norte, como o Rio Madeira

Medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva institui o Auxílio Extraordinário para pescadoras e pescadores artesanais beneficiários do Seguro Defeso, nos termos do art. 1º da Lei nº 10.779/2003, cadastrados nos municípios da região Norte em situação de emergência decorrente de estiagem reconhecida pelo Poder Executivo Federal. A MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 1º de novembro.

O Auxílio Extraordinário consiste no pagamento de parcela única no valor de R$ 2.640. Mesmo que o pescador seja titular de benefícios assistenciais ou previdenciários ou de outro benefício de qualquer natureza, ele terá direito ao Auxílio Extraordinário de que trata a MP.

Os ministérios da Pesca e Aquicultura e da Previdência Social vão regulamentar a medida, dispondo sobre os procedimentos necessários para a operacionalização do pagamento. A estimativa é de que sejam atendidos pescadoras e pescadores profissionais artesanais de 94 municípios da região definida na MP.

As ações e recursos do Governo Federal de combate à crise hídrica que afeta o estado do Amazonas já somam R$ 627 milhões.