Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Sara Cardoso

Foto: Sara Cardoso

A partir do próximo dia 13 de novembro quem precisar solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), na sede do Instituto de Identificação de Palmas, deverá fazer o agendamento através do site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins.

“Antes, o interessado podia se dirigir diretamente ao Instituto, mas com essa adequação conseguiremos atender a população com mais agilidade, evitando filas. A pessoa poderá escolher o melhor horário e será atendida exclusivamente naquele período. Isso será de extrema importância, tendo em vista a previsão do aumento do fluxo diante da emissão da nova carteira nacional”, destacou a diretora do Instituto de Identificação,  Elaine Monteiro Tonon.

Nova carteira

O Governo Federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro, o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A emissão do novo documento terá padrão nacional e número único para todas as unidades da federação.

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023 que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

“Com a nova identidade, o  cidadão passa a ter um número de identificação apenas e isso diminui a probabilidade de fraudes. Antes era possível uma pessoa ter um número de RG por estado”, reforça  Elaine Monteiro Tonon.

A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.