Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Projeto de Lázaro Boleto será implementado por meio do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa.

Projeto de Lázaro Boleto será implementado por meio do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. Foto: Ascom Lázaro Botelho

Foto: Ascom Lázaro Botelho Projeto de Lázaro Boleto será implementado por meio do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. Projeto de Lázaro Boleto será implementado por meio do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa.

O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) apresentou nessa terça-feira, 7, o Projeto de Lei (PL) 5382/2023, que cria o Programa de Doação de Sementes e Mudas de Espécies Nativas do Brasil. Com o objetivo de auxiliar projetos de preservação e recuperação do meio ambiente, bem como de arborização urbana, o PL busca incentivar o reflorestamento de plantas nativas em todo território nacional.

O Projeto será implementado por meio do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), que pretende ampliar e fortalecer as políticas públicas, incentivos financeiros, mercados, boas práticas agropecuárias e outras medidas necessárias para a recuperação da vegetação nativa de, pelo menos, 12 milhões de hectares até 2030, principalmente em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL), mas também em áreas degradadas com baixa produtividade.

Em sua justificativa, o deputado afirma que a produção de sementes e mudas é um dos gargalos para a recuperação desses milhões de hectares no país. Assim, além de fomentar, o Poder Público deve também participar do fornecimento desses insumos.

“Esse programa é de grande importância para que a gente possa alavancar a recuperação ambiental em nosso país. Além disso, a recuperação florestal também nos auxiliará nos cumprimentos das metas do Acordo de Paris e consequentemente na guerra contra as mudanças do clima”, declarou.