Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Igaming

  Imagem Freepik

Plataforma de streaming que é líder de transmissões ao vivo no mundo, a Twitch oferece a milhões de espectadores diários uma maneira fácil de interagir e compartilhar as mais diversas formas de conteúdo criativo em tempo real.

Lançada em 2011, logo após o fim da Justin.TV, a Twitch surgiu como uma plataforma especializada em streaming de jogos — e segue até hoje tendo os eSports (esportes eletrônicos) como carro-chefe.

Com altos índices de audiência registrados, os conteúdos de jogos digitais batem recorde atrás de recorde de visualizações. Como título de curiosidade, em setembro de 2023, o brasileiro Alexandre “Gaules” Borba foi o streamer mais assistido no mundo.

Focado em produções de conteúdo do game Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o canal de “Gaules” acumulou 10,41 milhões de horas assistidas em setembro, superando os concorrentes internacionais “Handongsuk” (8,32 milhões) e “Squeezie” (7,43 milhões).

Além disso, em dezembro de 2022, “Gaules” ganhou pela terceira vez o prêmio de Melhor Streamer pelo Prêmio Esports Brasil — o Oscar do esporte eletrônico brasileiro.

No entanto, quando o assunto é o streamer brasileiro com maior número de seguidores na Twitch, quem aparece no topo da lista é Alan “Alanzoka” Ferreira. Com aproximadamente 7 milhões de seguidores, ele faz lives semanais jogando os mais diversos tipos de jogos em seu canal.

Além dos eSports: Twitch tem incentivado cada vez mais a produção de conteúdo em outras modalidades

Em 2014, quando a Amazon adquiriu o serviço de vídeo da Twitch, a plataforma passou a incentivar cada vez mais a produção de novos conteúdos. Hoje, você encontra quase tudo que você deseja assistir por lá, como uma infinidade de transmissões de diferentes modalidades esportivas ao vivo.

Algo, inclusive, que funciona como uma importante ferramenta de inclusão do público em vertentes competitivas que até alguns anos eram vistas como segmento de nicho no Brasil. Podemos tomar como exemplo o poker, modalidade de cartas com mais de 7 milhões de praticantes no país e que resolveu abraçar a Twitch nos últimos anos.

Logo, como uma grande variedade de streamers produzindo conteúdo diariamente da modalidade, bem como o fácil acesso aos torneios ao vivo de poker online, o público das cartas vem aumentando ano após ano na plataforma.

No Brasil, dois dos streamers de poker mais conhecidos são os renomados profissionais Rafael Moraes e Lali Tournier. Com mais de 20 mil seguidores cada, eles transmitem as suas principais partidas ao vivo para toda comunidade assistir e interagir em tempo real com ambos.

Além do mais, é importante destacar que a Twitch também tem sido a casa de alguns dos eventos esportivos mais populares do planeta. Na última edição da Copa do Mundo de futebol masculino, por exemplo, o canal da CazéTV transmitiu 22 jogos do torneio na plataforma.

No Mundial do Catar 2022, o jogo mais assistido na CazéTV foi o confronto do Brasil contra a Coreia do Sul, válido pelas oitavas de final. Nessa partida, vencida pela Seleção Brasileira por 4 a 1, foram registrados mais de 5,5 milhões aparelhos conectados — números somados entre YouTube e Twitch.

Em 2023, a CazéTV fez história mais uma vez e transmitiu todos os jogos da Copa do Mundo Feminina na Twitch. Ao todo, foram exibidas 64 partidas ao vivo da competição, que teve como sede a Austrália e a Nova Zelândia.

Imagem Freepik

As várias formas de acessar a Twitch

Como não poderia ser diferente, o streaming da Twitch está disponível em muitas plataformas. Sendo assim, além da tradicional alternativa de acessar o site oficial do Twitch para assistir às transmissões, você pode baixar o aplicativo (app) a fim de obter maior comodidade e simplificar ainda mais o acesso.

O app está disponível para dispositivos com sistemas operacionais iOS, Android ou Windows. Sendo que você também tem a opção de baixar a Twitch nos consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S, bem como nos dispositivos Apple TV e Chromecast.

Por fim, seja você um streamer ou um espectador, saiba que criar uma conta Twitch é totalmente gratuito. Ao “logar” na plataforma, você tem caminho aberto para criar o seu próprio canal, assistir transmissões ao vivo, seguir criadores de conteúdo, realizar comentários nas lives, dentre tantos outros recursos.