Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, o “Workshop do Conexão Embratur” leva treinamento para 40 representantes do trade turístico do Tocantins

Parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, o “Workshop do Conexão Embratur” leva treinamento para 40 representantes do trade turístico do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, o “Workshop do Conexão Embratur” leva treinamento para 40 representantes do trade turístico do Tocantins Parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, o “Workshop do Conexão Embratur” leva treinamento para 40 representantes do trade turístico do Tocantins

Operadores, agentes de turismo, empresários, acadêmicos e demais atores do trade turístico do Tocantins participaram nessa quarta-feira, 8, do “Workshop do Conexão Embratur”, realizado em Palmas. A equipe da Agência esteve na capital tocantinense para promover uma capacitação aos representantes do setor na intenção de qualificar a experiência dos turistas internacionais a partir do uso da inteligência de dados.

Parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, o treinamento reuniu 40 participantes, incluindo atores de outras regiões do estado. O workshop mostrou como o uso de dados pode fornecer informações sobre o comportamento dos visitantes a fim de aprimorar os serviços turísticos, e também abordou temas como a criação de experiências autênticas, sustentabilidade e gestão, além de fortalecimento de marca.

O supervisor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Cristiano Borges, comandou o treinamento, que, segundo ele, serviu para balizar as ações que o Sebrae já realiza no Tocantins. “O Workshop alcançou municípios das várias regiões do Tocantins e serviu para reforçar o trabalho que o Sebrae já vem desenvolvendo no estado, com os agentes dos roteiros turísticos. Empresários, consultores e técnicos do poder público local puderam observar as tendências no turismo internacional e conhecer um pouco do trabalho da Embratur”, afirmou.

Para a analista do Sebrae, Walbênia Lemos, o momento serviu para compartilhar experiências e gerar novos insights para a promoção dos destinos turísticos do Tocantins no exterior. “O tema ‘internacionalização’ trouxe muitas informações do que precisamos fazer para estarmos sempre nas prateleiras internacionais. Pelas informações que tivemos acesso, tivemos a sensação de que estamos no caminho certo. Nosso público hoje, além das agências do estado do Tocantins, tivemos os agentes dos roteiros turísticos e foi importante essa integração para que eles entendam a melhor forma de promover os destinos. É importante esse olhar da Embratur para o Estado”, comentou.

A agente de viagens July da Costa, da Praia Rica Expedições, esteve na capacitação e observou como o uso dos dados pode melhorar a atuação da empresa no planejamento dos roteiros. A Praia Rica Expedições leva turistas nacionais e internacionais a destinos como Jalapão, Ilha do Bananal, Serras Gerais e do Lajeado.

“É importante a presença da Embratur fazendo essa ponte nos estados. Eu acho que o máximo de conhecimento que temos para trocar é válido. Temos total interesse de mostrar o Tocantins fora do país e atrair cada vez mais turistas”, ressaltou a agente.

Capacitação

O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” começou em julho deste ano e, desde então, as equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram 14 estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Tocantins.

A iniciativa visa capacitar o trade turístico do País, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. “Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micros, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou Freixo.

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego, e contribuímos para o combate da miséria do País”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país.