Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Hiroshi

Foto: Hiroshi

Quatro estudantes pesquisadores foram reconhecidos  e premiados como os vencedores do Prêmio Fieto de Inovação – Universidade durante a cerimônia de premiação realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins na noite da última quinta-feira, 9, em Palmas.

O presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, agradeceu a participação dos 25 concorrentes desta 5ª edição e destacou que a premiação busca conectar as demandas do segmento industrial à produção científica da academia.

“O Prêmio Fieto de Inovação - Universidade expressa o reconhecimento da academia como promotora da ciência, da tecnologia e da inovação em um trabalho integrado que requer ampla participação do poder público e do setor privado. Já podemos observar alguns avanços, mas ainda há muito por fazer para que a cultura da inovação se desenvolva e amadureça”, disse Pires.

O presidente citou o crescimento de 29%, em 2022, nos investimentos por indústrias beneficiadas pela Lei do Bem de incentivos fiscais destinados às empresas que investem em pesquisa e inovação. Também foi mencionada a melhora na posição do Brasil no Índice Global de Inovação em 2023 que, ao subir 5 posições, voltou a integrar o grupo dos 50 países mais inovadores entre os 132 participantes.

Vencedor

A premiação distribuída entre os primeiros colocados somou R$ 32 mil. Grande campeão da edição 2023 do Prêmio, o estudante Gabriel dos Santos, da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas, foi premiado com troféu e o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) com o projeto nomeado Síntese de Biocatalisador Estável para Produção de Frutooligossacarídeos a partir de Fungo Filamentoso e Bucha Vegetal. 

“É um projeto muito importante que foi desenvolvido ao longo de 1 ano e quem sabe um dia chegue a escala a mais pessoas, com baixo custo, a partir de uma produção em larga escala”, disse o estudante sobre suas expectativas.

A orientadora do projeto vencedor, professora Michelle Xavier, falou mais sobre a pesquisa destacando que o produto resultante, um açúcar prebiótico, pode ser utilizado em fórmulas infantis e no combate a doenças.

A banca avaliadora analisou e pontuou os projetos conforme critérios técnicos estabelecidos no edital de lançamento da premiação, sendo formada por representantes das seguintes instituições: Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, Confederação Nacional da Indústria – CNI, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – SICS e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Confira os vencedores:

1º Lugar

Nome do Projeto: Síntese De Biocatalisador Estável Para Produção De Frutooligossacarídeos A Partir De Fungo Filamentoso E Bucha Vegetal

Autor/instituição: Gabriel dos Santos de Sousa/ Universidade Federal Do Tocantins - Palmas

Coautor: não

Orientador: Michelle da Cunha Abreu Xavier

2º Lugar – Empate

Nome do Projeto: Solução Em Reciclagem Têxtil  

Autor/instituição: Ana Luiza Sampaio Souto / Universidade Federal Do Tocantins - Palmas

Coautor: Juan Carlos Valdés Serra

Orientador: Juan Carlos Valdés Serra

2º Lugar – Empate

Nome do Projeto: Aproveitamento de Resíduo Agroindustrial para Produção De Proteína Microbiana

Autor/instituição: Sílvio Jackson Félix Alves / Universidade Federal Do Tocantins - Palmas

Coautor: Wellington Barros dos Santos

Orientador: Claudia Cristina Auler Do Amaral Santos

3º Lugar

Nome do Projeto: Uso de Enzimas Bacterianas do Fruto da Pupunha para a Produção Biotecnológica e Sustentável de Açúcar Invertido

Autor/instituição: Larissa Santos Saraiva / Universidade Federal Do Tocantins - Palmas

Coautor: Natanael do Carmo Sousa Gomes

Orientador: Sérgio Andres Villalba Morales.