Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

O vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), presidente da Câmara de Palmas (CMP), propôs por meio de requerimento a criação do programa “Mãe Crecheira” no município. O programa tem por objetivo atender crianças com idades entre quatro meses e três anos que estão em situação de exclusão escolar, em lares auxiliares previamente cadastrados pelo Poder Executivo. O requerimento foi apresentado no final de outubro e deverá ser votado na próxima semana.

Conforme o vereador Folha, muitas mães enfrentam dificuldades para trabalhar fora de casa por não terem onde deixar seus filhos pequenos. “O programa, além de garantir um lugar seguro para essas crianças, reduzirá o número de desempregos e garantirá a ampliação de renda das famílias, trazendo a independência financeira de muitas mulheres”, ressaltou. 

De acordo com o Anteprojeto de Lei que foi apresentado junto ao requerimento, o “Mãe Crecheira” vai atender principalmente as crianças cujas mães, ou responsáveis, estão impossibilitadas de trabalhar por falta de vagas nas creches do município e estão em estado de vulnerabilidade social. 

Para se tornar uma "Mãe Crecheira", a pessoa deverá passar por um curso de capacitação oferecido gratuitamente pelo sistema de ensino local, com carga horária mínima de 20 horas. Esse curso irá preparar as mães para cuidar das crianças de forma adequada, garantindo seu bem-estar e desenvolvimento. Além disso, as "Mães Crecheiras" receberão um auxílio financeiro por cada criança atendida, cujo valor será definido pela Secretaria Municipal de Educação.

O programa será substituído gradualmente, à medida que forem criadas vagas e espaços permanentes nas creches municipais para atender as crianças do programa.