Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação/ASN

Foto: Divulgação/ASN

Como parte das estratégias para divulgar as potencialidades gastronômicas do Estado, o Sebrae Tocantins realiza nesta terça-feira, 14, o lançamento da Rota do Chambari de Paraíso do Tocantins. O evento, que tem a parceria da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, tem como foco divulgar as potencialidades gastronômicas que podem ser criadas a partir de uma das iguarias mais famosas do Tocantins. 

A ação contempla 14 estabelecimentos que vão apresentar diversos pratos feitos à base do chambari, como por exemplo: pamonha, risoto, sanduiche, cuscuz, caldo e bolinhos, além do prato tradicional, o servido com arroz e purê de batata. Porém, durante a rota, os participantes irão visitar três restaurantes que servem o tradicional chambari (arroz, cheiro verde e carne).  

Walbênia Lemos, analista do Sebrae e coordenadora do Turismo, destaca que a Rota do Chambari é uma forma de fortalecer e divulgar a culinária típica do Tocantins, além de ampliar as estratégias dos pequenos negócios do Estado. “Paraíso é a Capital do Chambari e a partir da rota os turistas terão conhecimento e acesso aos locais que oferecem a iguaria, mas além disso, queremos que o cardápio seja vendido com proposta, histórias, amor e afeto”, acrescenta. 

A gerente do Sebrae em Paraíso do Tocantins, Renata Moura pontua que a Rota Gastronômica do Chambari entrará para o catálogo gastronômico do Estado. De acordo com a gestora, a ação, além de despertar sensações que aguçam o paladar e saciam a fome, também é uma forma das pessoas vivenciarem a história de Paraíso do Tocantins, que tem 60 anos. “A comida é um campo onde acessamos as lembranças e afetos de momentos que nos fizeram felizes no passado. É com essa perspectiva que o Sebrae Tocantins deseja levar o chambari para o mundo”, finaliza. (ASN/TO)