Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A senadora dorinha e a deputada Janad ouviram as explicações da pesquisadora Viviane Verdolin no laboratório.

A senadora dorinha e a deputada Janad ouviram as explicações da pesquisadora Viviane Verdolin no laboratório. Foto: Elisângela Santos/Embrapa-TO

Foto: Elisângela Santos/Embrapa-TO A senadora dorinha e a deputada Janad ouviram as explicações da pesquisadora Viviane Verdolin no laboratório. A senadora dorinha e a deputada Janad ouviram as explicações da pesquisadora Viviane Verdolin no laboratório.

Um grupo de parlamentares e representantes de diversas instituições estiveram na manhã do último dia 13 na Embrapa Pesca e Aquicultura. A chefe-geral da empresa, Danielle de Bem, fez o convite com o objetivo de demonstrar o potencial de pesquisas da Unidade, o que contribui para favorecer a destinação de recursos de emenda parlamentar para os projetos de PD&I. 

Na ocasião, a senadora Dorinha Seabra prometeu recomendar um incremento no aporte de recursos para a Embrapa e aumento no número de contratações a empresa – atualmente a senadora participa da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Durante o evento, a deputada estadual Professora Janad Valcari homenageou a Embrapa pelos seus 50 anos com uma Moção de Aplausos. (Clique aqui e confira um vídeo com imagens da visita.)

O percurso começou com a comitiva sendo levada para conhecer o Campo Experimental de Aquicultura (CEAq). No local, os integrantes do grupo puderam visualizar a despesca de peixes do banco genético de tambaqui e pesquisadores demonstraram a necessidade de diversas pesquisas em piscicultura, tais como a necessidade de se manter um banco genético de peixes nativos previamente qualificados; pesquisas sobre melhoramento genético, entre outras demandas. A senadora pôde segurar um tambaqui e depois devolvê-lo para o tanque. “Ele nem me molhou”, brincou ela.

Durante a visita, Dorinha comentou que desejava ajudar comunidades indígenas, que carecem de assistência técnica. “Desenvolvemos um projeto de produção integrada de alimentos que está fazendo muito sucesso em Tocantínia, com os Xerentes. Este projeto pode ser expandido para outras regiões também”, destacou a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Em seguida, o grupo foi conhecer o Laboratório de Tecnologia de Pescado, onde os pesquisadores apresentaram a necessidade de pesquisas visando a eliminação da espinha em Y do tambaqui, para que o processamento do peixe seja impulsionado.

Na sequência, o grupo foi apresentado a demandas de pesquisa na área de Sistemas Agrícolas – outro tema que é alvo de pesquisas na Unidade.  Foi destacada a necessidade de estudos de agricultura em regiões de baixas altitudes, com temperaturas elevadas e repleta de regiões de plintossolos pétricos (solos cascalhentos). “Não é fácil cultivar neste tipo de solo e esse é um dos principais desafios da agricultura da nossa região. Precisamos muito, muito pesquisá-los.”, afirmou o pesquisador Alexandre Uhlmann, supervisor do Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas (NTSA). Segundo ele, também há muitas demandas na agricultura familiar e pesquisas em culturas de commodities, fortemente cultivadas no Tocantins.

Além da senadora Dorinha e da deputada estadual Janad Vacari, participaram do evento Marcos Guimarães, representando o deputado federal Alexandre Guimarães; Cézar Felix, superintendente da Codevasf; Miyuki Hyashida, secretária de Pesca e Aquicultura do estado do Tocantins; Cristiane Freitas, secretária executiva da Secretaria dos Povos Indígenas Tradicionais, representando a secretária da SEPOT; Ricardo Wagner Gomes, delegado da Receita Federal no Tocantins; Andrey Costa,  gerente de Pesca e Aquicultura do Ruraltins e Fabrício Vasconcelos, representando a Superintendente do Senar Tocantins. (Embrapa/TO)