Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Seduc

Foto: Divulgação Seduc

A estudante Allana Almeida Andrade da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Nasser, do distrito de Nova Pinheirópolis, de Porto Nacional, representará o Tocantins na etapa final do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília (DF). O PJB está na 18ª edição e vai ocorrer na Câmara dos Deputados, entre os dias 5 e 7 do próximo mês.

Allana fala da expectativa e qual será a sua pauta na Câmara Federal. “Irei representar os anseios dos jovens estudantes das escolas do campo, defendendo maior visibilidade e melhoria nessas instituições de ensino. Será uma experiência que levarei para toda a minha vida e espero que as discussões tragam crescimento e soluções para o nosso País”.

A professora orientadora da estudante, Telma Dias de Oliveira, comenta que está com grande expectativa em participar do evento. “Vamos trocar experiências com estudantes de todos os estados. Com isso, o conhecimento será compartilhado e, dessa forma, iremos propor ações a serem desenvolvidas para a escola que queremos ter. Ter uma estudante nossa representando o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro é muita satisfação para toda a escola”, ponderou.

Ao final das discussões, os participantes das 27 unidades federativas devem elaborar um documento “Carta do PJB”, que será direcionado à Câmara dos Deputados, contendo ideias e propostas dos estados de cada participante. Essas ideias e propostas serão repassadas aos deputados federais, como necessidades e sonhos da juventude brasileira para a educação.

Parlamento Jovem Brasileiro

O PJB é um programa educativo da Câmara dos Deputados voltado para estudantes matriculados no ensino médio, técnico integrado ao ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Brasil.

O intuito do programa é proporcionar a troca de experiências entre jovens de todo o País para que eles adquiram aprendizado sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. A participação no PJB desenvolve a voz desses jovens, que aprendem sobre liderar conversas sobre temas importantes, não apenas para a juventude, mas para a sua comunidade. (Secom/TO)