Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação OCB/TO

Foto: Divulgação OCB/TO

O 17º Encontro Tocantinense de Cooperativismo, realizado no Hotel Girassol Plaza em Palmas na última sexta-feira, 17, reuniu líderes e cooperados das cooperativas. Sob a temática "Rumo ao 5.25.80", os participantes discutiram estratégias fundamentais para alcançar até 2027 metas ambiciosas, como 5 bilhões em faturamento, 25 mil cooperados (em cooperativas com matiz no Tocantins)  e um índice de satisfação do cliente de 80%. A programação incluiu debates sobre o futuro do Sistema Cooperativo Brasileiro e a consolidação do Plano de Trabalho até 2024, delineando estratégias e ações para impulsionar o crescimento e a solidez do cooperativismo no Tocantins. 

O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destacou a importância de fortalecer laços, promover a troca de experiências e consolidar estratégias para um futuro próspero. Já Fabíola Nader, uma das palestrantes do evento, trouxe em sua fala que o cooperativismo se encontra em constante evolução, e o Sistema OCB desempenha um papel crucial no apoio às cooperativas para que continuem se desenvolvendo.

Já o 15º Encontro de Mulheres Coops do Tocantins, que teve início também na sexta-feira, 17, e se estendeu até sábado, 18, no Hotel Girassol Plaza, concentrou-se em promover e fortalecer a participação ativa das mulheres nas cooperativas do Estado. Divani de Souza, analista do Sistema OCB, relata que durante o evento destacaram a importância do Comitê Nacional Elas pelo Coop e foram desenvolvidas estratégias que darão visibilidade ao papel das mulheres como fator de desenvolvimento na liderança no cooperativismo. “O Comitê foi estabelecido com a missão de promover, incentivar, disseminar, estimular, capacitar e preparar as lideranças para reconhecerem e potencializarem as lideranças femininas que contribuem para o avanço do cooperativismo e da sociedade brasileira”, disse. 

Maria José, superintendente do Sistema OCB, pontuou que no segundo dia do encontro as mulheres presentes puderam entender como funciona o Comitê Elas pelo Coop. “Pensamos durante o evento em diretrizes que serão implementadas nas cooperativas de origem de cada mulher aqui presente. E para o futuro, o Sistema OCB está trabalhando para a instalação do comitê estadual”, destacou. 

O Encontro de Mulheres é um ponto de referência significativo no reconhecimento essencial do papel das mulheres no êxito das cooperativas. “Durante o evento o Sistema OCB reconheceu lideranças femininas que atualmente ocupam o cargo de presidentes  nas cooperativas tocantinenses, as cooperadas Gleiciane Ferreira, Santana Silva, Cristiane Santos foram homenageadas durante o encontro, elas representam respectivamente as lideranças da Coopefa, Xambiart e Cepar”, finalizou Maria José, superintendente do Sistema OCB. 

Ambos os eventos se destacaram pelo ambiente propício para a colaboração, networking e o estabelecimento de diretrizes que impulsionarão o desenvolvimento sustentável das cooperativas no Tocantins. A intensa participação e engajamento demonstram o compromisso da comunidade cooperativista em buscar um futuro próspero e inclusivo.

(Foto: Divulgação OCB/TO)