Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Rubens Gonçalves

Foto: Rubens Gonçalves

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), por meio da Escola do Legislativo, lançou no sábado, 25, em Araguatins, o cursinho preparatório para concursos públicos. Estão sendo ofertadas 500 vagas, e os interessados devem efetivar suas inscrições na plataforma https://www.escolalegto.com.br.

As aulas acontecem todos os sábados, das 8 às 17 horas, na Escola de Tempo Integral (ETI), Professora Oneide da Cruz Mouzinho, localizada na Rua Guimarães, quadra 192 - B, Lote 02.

O objetivo é preparar os concurseiros tocantinenses para os concursos públicos já anunciados – como o da própria Assembleia – e os previstos para o próximo ano em todo o Estado.

Durante a abertura do preparatório, o coordenador da Educação Permanente e Projetos Especiais, Dione Lima, destacou o empenho do presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), e dos demais parlamentares em levar o cursinho para todas as regiões do Estado. “Essa preparação visa a preparar a população tocantinense para a aprovação em concursos públicos”, destacou, acrescentando que, atualmente, são pelo menos 18 mil pessoas inscritas, nos cursos presenciais e on-line oferecidos pela Escola.

A meta, segundo Dione, é ampliar ainda mais a ainda a oferta do cursinho no Estado, conforme determinação do presidente do Legislativo estadual. Para isso, nos próximos dias o preparatório será lançado em Tocantinópolis e em Dianópolis.

Parceria

A oferta do preparatório para concursos públicos em Araguatins foi possível graças à parceria entre a Assembleia, por meio de sua Escola, com a Superintendência Regional de Educação no município.

Em sua fala, a superintendente regional da Educação de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, que no ato representou o presidente Amélio Cayres, lembrou que a aprovação em um concurso público é uma forma de garantir qualidade de vida “para si e para os seus familiares”. E que, nesse sentido, a Escola do Legislativo cumpre uma função social muito importante para os tocantinenses.

Momento especial

O deputado Wiston Gomes, natural de Araguatins, definiu como “um momento muito especial” o lançamento do cursinho em sua cidade. “O presidente [Amélio Cayres] tem atendido os deputados; ele está levando esse preparatório a todas as regiões do nosso Estado, dando a todos a oportunidade de se preparar para conquistar uma vaga em um concurso público”, concluiu.

Além de Araguatins, o curso preparatório para concurso público já é oferecido em Palmas, Gurupi e Arraias.

EAD

A Escola do Legislativo está com as inscrições abertas também  para os cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) de Assistente Administrativo; Como Falar Melhor em Público; Comunicação Institucional; Edição de vídeos para redes sociais; Espanhol Básico; Fiscalização de Contratos; Compras e Contratações; Gestão de Eventos; Gestão de Finanças Pessoais; Gestão de Mídias Sociais; Informática Avançada; Informática Básica; Informática Intermediária; Inglês Avançado; Inglês Básico; Inglês Intermediário.

Os interessados podem se inscrever também no curso de Inteligência Emocional; Introdução ao Direito Administrativo; Introdução ao Direito Constitucional; Introdução e Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados; Libras Avançado; Libras Básico; Libras Intermediário; Licitações e Contratos - Conceitual E Prático - Nova Lei; Mapeamento de Processos nas Áreas de Compras E Contratações Públicas; Marketing Político; Políticas Públicas; Preparatório de Concursos Públicos; Preparatório de Pré-Vestibular; Técnica Legislativa - Redação Oficial; Teoria Da Constituição; Organização do Estado e Direitos Fundamentais.

Conforme a direção da Escola do Legislativo, os estudantes têm a oportunidade de se inscrever nos cursos EAD no período de 20 a 30 de cada mês.