Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Médico veterinário da Adapec abordando a sanidade apícola.

Médico veterinário da Adapec abordando a sanidade apícola. Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec Médico veterinário da Adapec abordando a sanidade apícola. Médico veterinário da Adapec abordando a sanidade apícola.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participou na tarde dessa terça-feira, 28, com a realização de duas palestras do 6º Simpósio de Defesa Sanitária Animal e Saúde Pública, provido pelo curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). O evento aconteceu no auditório do curso de medicina veterinária da universidade.

A primeira palestra foi proferida pelo médico veterinário da Adapec, Jefferson Pessoa que abordou a temática da Sanidade Apícola apresentando aos estudantes as principais espécies e doenças que afetam de abelhas. Ele destacou que no Tocantins os forídeos e a abelha limão são os maiores problemas registrados na Meliponicultura.

Já o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, abordou sobre a Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa no Tocantins destacando a importância de manter a vigilância ativa nas propriedades e o controle de trânsito animal. "A Adapec Segue o Plano Nacional Estratégico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para este processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa que envolve diversas etapas, como as vigilâncias ativas, rastreabilidade, controle de trânsito animal, inquéritos sorológicos, entre outras," destacou Márcio Rezende.

A professora do curso de medicina veterinária do Ceulp/Ulbra, Gabriela Brito avaliou como positiva a parceria da Adapec com a Universidade ressaltando que as palestras abordaram temas importantes para a defesa e a sanidade animal, principalmente, no caso da sanidade apícola. que é uma área pouco trabalhada ainda pelos médicos veterinários. “As palestras reforçaram o quanto a defesa sanitária é fundamental para o país no aspecto econômico e de saúde pública", pontuou Gabriela Brito.