Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Para intensificar as ações de prevenção e diagnóstico da Aids, a Secretaria da Saúde de Araguaína está desenvolvendo a campanha nacional do Dezembro Vermelho e, durante todo o mês, irá intensificar as ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O serviço principal é o de testagem rápida, disponível nas unidades das 7 às 11h30 e das 13 às 17h30.

“Mas nossos esforços também estarão na prevenção, por isso estaremos ofertando palestras e orientações nas UBS, assim como a distribuição gratuita de preservativos, que são disponibilizados durante todo o ano”, ressalta a enfermeira Juliana Lima, responsável pela área técnica da Aids/HIV e das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Casos registrados em Araguaína

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de janeiro a novembro, 72 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Araguaína, entre elas quatro gestantes. Ainda conforme a área técnica, o maior número de casos são de pacientes do sexo masculino da faixa etária de 20 a 29 anos.

Atendimento e tratamento

O teste rápido possibilita a identificação do paciente como soro positivo de maneira rápida e mais eficiente, ajudando a prevenir novos casos. Em Araguaína, todas as UBS dispõem do serviço gratuitamente.

O tratamento e acompanhamento são feitos no HDT (Hospital de Doenças Tropicais) de forma gratuita e com a medicação ofertada pelo Ministério da Saúde.

“A porta de entrada para a prevenção e diagnóstico são as UBS. Ao passar pelo atendimento médico, o paciente recebe orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis que a  testagem rápida pode detectar. Caso o seu exame seja positivo, o paciente é acolhido pelos profissionais e encaminhado para o tratamento no HDT”, explica Juliana.

Prevenção

Os pacientes soropositivos, que podem ou não desenvolver a Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e amamentação.

O  uso de preservativos masculino ou feminino em todas as relações sexuais ainda é o método mais eficiente para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Dezembro Vermelho

Por meio da lei de nº 13.504, foi instituída no Brasil a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha passou a ser desenvolvido de forma maciça no último mês do ano e passou a ser chamada de Dezembro Vermelho.

Programação do Dia D nas UBS

 
05/12 (Terça-feira)
UBS Couto Magalhães
UBS Povoado Pontes (Manoel Alves)
 
06/12 (Quarta-feira)
UBS Setor Noroeste (Albeny soares)
UBS Bairro São João (Avany Galdino)
UBS Setor JK (JK)
 
07/12 (Quinta-feira)
UBS Setor José Ferreira (Senador Benedito)
 
11/12 (Segunda-feira)
UBS Vila Azul (Dra. Esmeralda)
 
12/12 (Terça-feira)
UBS Dom Orione (José Ronaldo)
UBS Tereza Hilário (Dr. César Delgado)
UBS Jardim das Flores (Manoel dos Reis)
UBS Cimba (Manoel Maria)
 
13/12 (Quarta-feira)
UBS Palmeiras do Norte
UBS do Bairro de Fátima
 
14/12 (Quinta-feira)
UBS Alto Bonito (José Rezende)
 
22/12 (Sexta-feira)
UBS Bairro São João (Avany Galdino)