Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Fred Borges

Foto: Fred Borges

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, entregou nesta sexta-feira, 8, uma importante obra para a educação da comunidade de Lagoa da Confusão, com a inauguração da reforma da quadra poliesportiva e da nova passarela coberta do colégio estadual, que leva o nome da cidade. O investimento para essas melhorias ultrapassou a marca de R$ 900 mil. 

Ao lado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, e demais autoridades do Estado e do município, Laurez Moreira destacou quão significativas são essas melhorias para o desenvolvimento educacional e social da região. "Uma alegria estar aqui representando o governador Wanderlei Barbosa e o Governo do Tocantins, trazendo melhorias para uma educação de qualidade para nossa juventude. Quero anunciar ainda a reforma do restante da escola e sua ampliação”, ressaltou Laurez Moreira. 

O secretário Fábio Vaz enfatizou que o investimento não se limita apenas à infraestrutura física, mas também reflete o comprometimento do Governo do Tocantins com a qualidade do ensino. “Acredito muito em uma educação diferenciada, uma educação que evolui. É isso que buscamos”, destacou o secretário. 

O secretário de Estado da Governadoria, Osires Damaso, responsável por enviar recursos para a reforma da quadra, por meio de emenda parlamentar, quando era deputado federal, comemorou a realização da obra, enfatizando que o Governo do Tocantins fez o uso correto dos recursos. “É uma satisfação estar vendo os frutos do nosso trabalho acontecendo e aparecendo para a população”, pontuou.

Colégio Estadual Lagoa da Confusão

Entre as melhorias realizadas na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Lagoa da Confusão, estão a cobertura do espaço, a reforma do piso, a pintura nova e a iluminação. A unidade escolar também recebeu uma passarela coberta para dar acesso à quadra. 

A diretora da unidade escolar, Márcia Pereira Pinto, expressou sua gratidão pelo investimento significativo do Governo do Tocantins, que contribuirá para o bem-estar dos alunos e a qualidade do ensino oferecido pela instituição. “Essa quadra poliesportiva coberta vai incentivar a prática esportiva entre os estudantes. É a conquista de um sonho”, afirmou. 

A aluna do 2° ano do ensino médio, Mayane Cerqueira Souza Galvão, de 16 anos, não deixou de expressar a felicidade que estava sentindo com as melhorias realizadas no Colégio Estadual Lagoa da Confusão. “Antes quando não tinha a cobertura, o sol prejudicava muito o nosso desempenho nas atividades esportivas da escola. Agora, vai ser bem legal praticar esportes aqui”, comemorou a estudante. 

Barragens do Rio Urubu

Ainda no município de Lagoa da Confusão, o governador em exercício, Laurez Moreira, realizou uma visita técnica às barragens do Rio Urubu, Eixo Ponte e Eixo Tartaruga, obras orçadas em R$ 6,1 milhões, com repasses do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, via Caixa Econômica Federal, e aporte do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd).

"Estou vendo aqui a realização do sonho de muita gente, mais de 90% da obra já está pronta. Essa é a transformação que queremos para o Estado. Mostrando para o Brasil e para o mundo que o Tocantins é capaz de ser um grande produtor de alimentos. E a irrigação é o carro-chefe da nossa agronomia”, declarou Laurez Moreira, no local. 

O convênio para execução da recuperação das barragens é de 2007 e foi retomado este ano pela Secihd, para conclusão e entrega. "São duas importantes barragens que vão perenizar o rio Urubu. O governo executou essa obra em menos de 90 dias, um projeto grande e de relevante impacto econômico, ambiental e social para a região, com previsão de entrega para os próximos dias", explicou o secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, Thiago Benfica.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, comentou que as barragens no Rio Urubu, assim que estiverem concluídas, trarão desenvolvimento significativo para a região. “Lagoa da Confusão estava bem ansiosa pela obra. Haverá melhoria na produção agrícola, ou seja, vai melhorar a produção e dará garantia ao meio ambiente”, concluiu.  (Secom/TO)