Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Kaline Lima/Secom Porto Nacional

Foto: Kaline Lima/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional realiza inseminação artificial em bovinos de pequenos produtores do município. O programa criado pela  Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) em parceria com o +Pecuária Brasil é ofertado com colaboração da Secretaria de Agricultura e Produção e não tem nenhum custo para o produtor. 

Para ser beneficiado é necessário ser residente no território de Porto Nacional, fazer o cadastro na secretaria de Agricultura e Produção munido de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço da propriedade, espelho da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comprovando que os animais estão livre de doenças.

O secretário de Agricultura e Produção, Arlindo Lopes de Araújo, falou da importância do programa. “Temos muitos resultados positivos para o município, inclusive estamos dando todo o apoio, temos uma equipe técnica à disposição para atender os pequenos produtores. Estamos em negociação com o estado, buscando convênios para ampliar nossas ofertas”, pontuou.

O médico veterinário da Conafer, Rafael Turibio falou sobre o objetivo do programa. “A ideia é atender os pequenos produtores que têm dificuldade de fazer a inseminação devido os custos, já que todo procedimento é feito sem nenhum custo para o produtor”, disse o veterinário.

O zootecnista da secretaria de Agricultura e Produção, Thiago Henrique de Sousa, falou da importância do projeto. “O projeto é um verdadeiro sucesso e tem revolucionado a genética dos bovinos em nossa região. Com pouco mais de dois anos de implementação no município já temos de 66% de resultados positivos, com mais de 300 doses inseminadas tendo em vista que a média nacional é de 40 a 45%”, afirmou Thiago. 

O programa tem mudado a vida de muitos produtores da região. Um deles é o Jayanderson Soares. “É uma satisfação muito grande ser contemplado porque a gente tem os animais, mas ter um gado com a genética diferenciada, isso ai é excelente para nós. Só temos que agradecer ao prefeito Ronivon e a Secretaria de Agricultura por nos beneficiar com isso”, concluiu.