Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/Secom-TO

Foto: Divulgação SES/Secom-TO

Uma cirurgia de hipospádia foi realizada nessa segunda-feira, 18, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). O procedimento que tem como objetivo reposicionar o meato urinário foi retomado no hospital após a contratação do médico cirurgião pediátrico na unidade hospitalar. As próximas cirurgias serão realizadas conforme o surgimento das demandas e servem para manter a funcionalidade normal e melhorar a estética do órgão genital masculino, evitando que o paciente tenha complicações no futuro.

No procedimento cirúrgico de hipospádia, a abertura errada presente na uretra é corrigida. Posteriormente, é aberta uma nova saída na ponta do pênis. Pode ser diagnosticada ainda nos primeiros meses de vida do bebê, é recomendada a partir do 8° mês de vida.

O cirurgião pediátrico do Hospital Regional de Augustinópolis, Pablo Oliveira, falou da complexidade. "Realizamos um procedimento de alta complexidade, que foi o tratamento cirúrgico de uma hipospádia penoscrotal, com encurvamento peniano congênito. Corrigimos a hipospádia penoscrotal, fizemos um enxerto de prepúcio onde vai ser a nova uretra do paciente e, daqui a seis meses mais ou menos, iremos abordar para de fato confeccionar a uretra do paciente", disse. 

Elizane Santos é mãe do paciente pediátrico que fez a cirurgia e relatou que o procedimento era aguardado há quatro anos. "O meu filho tem cinco anos e há quatro anos espera por uma cirurgia de hipospádia. Hoje, dia 18 de dezembro de 2023, foi realizada a cirurgia dele. Eu quero agradecer a Deus, ao Governo do Estado, à Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins e a toda equipe do Hospital de Augustinópolis, que nos atenderam muito bem”.

A diretora do HRAUG, Vilma Jovino, afirma que o apoio do Governo do Estado é fundamental. "Graças ao apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, contratando médico cirurgião pediátrico e fornecendo os insumos necessários, foi possível realizar esta cirurgia em nosso hospital, onde toda a equipe tem se empenhado para que essa e outras cirurgias aconteçam com sucesso dentro de nossa unidade", apontou.