Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realiza nos dias 3, 10, 17 e 24 de janeiro, mutirões de consultas oftalmológicas de pacientes regulados pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG). A iniciativa faz parte do conjunto de ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), para a redução do número de pacientes que aguardam por cirurgia eletiva no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.

Em todo o mês, serão realizadas 160 consultas de pacientes residentes na região do Bico do Papagaio. A ação ocorre sem prejuízo aos recém-nascidos na maternidade da unidade que realizam teste do olhinho e aos atendimentos de urgências e emergências oftalmológicas.

“Considerando a demanda existente de consultas oftalmológicas, onde muitos usuários estão aguardando essa avaliação do especialista na área, o 1º mutirão de consultas oftalmológicas visa garantir o acesso dos usuários as informações importantes quanto a diagnósticos, condutas e acompanhamento necessário conforme cada caso relativo à visão, consequentemente trazendo uma melhor qualidade de vida pra estes”, destacou a diretora geral do HRAUG, Vilma Jovino.

Para o médico oftalmologista, Leandro Alencar, essa é uma boa iniciativa, que bem planejada, proporciona aos usuários do SUS um atendimento de excelência e sem sobrecarregar ou prejudicar os demais serviços prestados. "Temos uma equipe muito competente e capacitada e os beneficiários dessa dedicação são os pacientes atendidos aqui".

Leandro acrescenta ainda que os atendimentos em oftalmologia são complexos e na consulta completa, como feita no Ambulatório Médico de Especialidades do HRAUG, deve constar o histórico do paciente, seu histórico familiar, realização dos testes de visão sem correção e com correção, refratometria, motilidade ocular, biomicroscopia e fundoscopia. 

“Tem três meses que eu espero essa consulta e agora finalmente vamos ter a oportunidade de realizá-la e depois vamos fazer a cirurgia. Estou achando muito bom e acredito que tudo vá ficar bem”, afirmou Antônio Souza da Silva, paciente de 78 anos, morador do município de Buriti do Tocantins.

Cirurgias

O HRAUG também já tem programado o 1º mutirão de cirurgias eletivas de 2024, o qual deve ocorrer no dia 05 de janeiro, beneficiando 12 pacientes, que aguardam procedimento, em ginecologia. (Secom/TO)