Cerca de 81% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes para o Natal este ano. É o que mostra pesquisa realizada pelo SPC Brasil em parceria com a Offerwise, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas. Em comparação com o ano passado, o crescimento da intenção de compra foi de 10%.
Em Palmas, o número de consumidores que devem ir às compras para presentes natalinos deve ser 17% maior em relação à mesma época de 2022. De acordo com a pesquisa, a média de gastos será de R$ 138 e com isso estima-se a movimentação de cerca de R$ 74,6 bilhões em vendas em todo o Brasil e de mais de R$ 260 milhões em Palmas. Em média, os consumidores pretendem comprar quatro presentes.
“Os brasileiros tendem a fortalecer os laços familiares e de amizade com presentes e o Natal é uma época em que não se foge à tradição. Há uma grande expectativa para o comércio, que está com bons números nas datas comemorativas. Os consumidores podem esperar estabelecimentos prontos, com horários diferenciados de atendimento na grande maioria das lojas no dia 23, com horário de expediente até às 18h, e no dia 24, até às 12h. Promoções e bons produtos também estarão disponíveis para que o cliente aproveite o auge das vendas neste período especial do ano”, destaca Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.
Ranking dos presentes
De acordo com os entrevistados, os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).
As formas de pagamento mais escolhidas serão PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%). Do total, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% pretendem fazer compras pela internet, o que representa 81,4 milhões de consumidores em todo o país. Os principais fatores considerados na hora da compra do presente: qualidade (20%), perfil do presenteado (19%) e promoções e descontos (18%).
De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos. Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguem economizar dinheiro.
Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.
Silvan ainda destaca que no momento especial das festas de fim de ano é fundamental cuidar do orçamento. “Pesquisar os preços se torna uma estratégia para evitar gastos excessivos e manter as finanças equilibradas. Com tantas opções de presentes, ceia e itens festivos, o ideal é dedicar um tempo à pesquisa, comparando valores e buscando promoções. Ao manter o controle financeiro, é possível desfrutar plenamente desses momentos festivos sem preocupações excessivas”.