Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Fieto

Foto: Divulgação Fieto

A última edição do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de 2023, divulgada na manhã desta quarta-feira, 20, registrou um recuo de 1,3 pontos (passou de 48,4 para 47,1) entre novembro e dezembro, indicando falta de confiança por parte dos empresários tocantinenses do setor.  

Apesar da redução, o Indicador de “Expectativa”, um dos componentes do Icei, permaneceu acima dos 50 pontos (51,5), apontando que o setor mantém um certo otimismo em relação aos próximos seis meses. Já o outro indicador, de “Condições Atuais”, atingiu 38,2 pontos, bem abaixo da linha divisória dos 50 pontos. 

Ao contrário do cenário tocantinense, nos meses de novembro e dezembro o Icei nacional ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que o empresário do segmento industrial se manteve confiante em relação ao seu negócio e na economia brasileira nos últimos meses de 2023. 

“Os empresários do Tocantins, embora também tenham manifestado expectativas otimistas, adotam uma postura mais cautelosa que o observado no contexto nacional, o que, somado à deterioração das condições atuais, contribuiu para a queda do Icei”, avalia Gleicilene Bezerra da Cruz, técnica em pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).