Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas

Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas

Com a chegada do período chuvoso em Palmas e o aumento da circulação do vírus da influenza (gripe), a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) antecipou a campanha de vacinação contra a influenza 2024. Prevista inicialmente para ser executada entre os meses de abril e maio, a mobilização já foi iniciada e seguirá até 29 de fevereiro. 

A vacina é ofertada em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, além das ações pontuais aos finais de semana, a exemplo da deste sábado, 23, no Capim Dourado Shopping, das 12 às 19 horas. Neste momento, o imunizante será ofertado apenas ao público prioritário, conforme listagem no final da matéria. Basta apresentar o cartão de vacina e comprovar que pertence ao grupo alvo da campanha.

Conforme o coordenador-geral de Imunização e Rede de Frio de Palmas (Cemurf), Hugo Botelho, a antecipação leva em consideração, além da própria orientação do Ministério da Saúde, outros fatores que merecem atenção. “Estamos levando em conta o próprio período de cobertura da vacina influenza no organismo, bem como o início das chuvas que traz consigo mutações virais e o aumento da contaminação pelo vírus, além do aumento de casos graves de infecção por influenza”, explica. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. Também é preciso respeitar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses de influenza. 

Podem se vacinar: 

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 

Gestantes; 

Puérperas (até 45 dias após o parto);

Trabalhadores da saúde 

Professores dos ensinos básico e superior; 

Idosos com 60 anos ou mais; 

Pessoas com imunossupressão;

Povos indígenas; 

Profissionais das Forças Armadas; 

Profissionais das forças de segurança e de salvamento; 

Pessoas com doenças crônicas/comorbidades; 

Pessoas com deficiência permanente; 

Caminhoneiros; 

População privada de liberdade;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso). (Secom Palmas)