Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação BRK Ambiental

Foto: Divulgação BRK Ambiental

É imprescindível compreender bem o conceito de saneamento básico. De acordo com o Trata Brasil, é o conjunto de medidas que visa a preservação ou modificação das condições do meio ambiente, com o intuito de prevenir doenças e promover a saúde, melhorando a qualidade de vida da população e a produtividade, facilitando a atividade econômica.

A BRK atua em 46 municípios do Tocantins com serviços de água, os quais estão plenamente universalizados. A captação, distribuição e o tratamento de água antes e após o uso é uma atividade primordial para preservação do meio ambiente. 

De acordo com a diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, os investimentos em saneamento refletem na qualidade de vida, saúde, educação e renda. “Em um resumo panorâmico regional, o Tocantins teve diversos destaques nacionais. Palmas está entre 20 melhores cidades no Ranking do Saneamento do Trata Brasil e a única em destaque da região Norte. Além disso, Araguaína e Gurupi deram um salto em 2023 com a entrega da Estação de Tratamento Esgoto (ETE) Lontra e ampliação da ETE Pouso do Meio”. 

Chuvas e estiagem

Segundo a diretora, apesar dos fenômenos naturais que influenciaram as estações do ano, nenhuma cidade foi afetada com desabastecimento de água em razão de estiagem. Para o período de chuvas, os cuidados devem ser direcionados a correta utilização das galerias pluviais e das redes de esgoto.

“A companhia promoveu campanhas e ações educativas em dois períodos que marcam o clima do estado. De junho a outubro percebemos um período de intenso calor e poucas chuvas, que fazem com o que consumo aumente. Já de novembro a março, com as chuvas, existem algumas ocorrências relacionadas a esgoto. Em todos os casos, é importante a participação ativa da população com o uso correto dos sistemas, com o uso consciente da água e com o cuidado e preservação do meio ambiente”, destacou.