Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com a seca, o gado sofre por falta de comida e água.

Com a seca, o gado sofre por falta de comida e água. Foto: Divulgação/Defesa Civil de Talismã

Foto: Divulgação/Defesa Civil de Talismã Com a seca, o gado sofre por falta de comida e água. Com a seca, o gado sofre por falta de comida e água.

A Prefeitura de Talismã decretou situação de emergência em áreas afetadas pela estiagem. O decreto de número 071/2023 é dessa terça-feira, 26, e assinado pelo prefeito Diogo Borges de Araújo Costa.

Num período em que os tocantinenses esperam por chuvas, o Estado tem sido impactado com pouca água e bastante calor intenso. 

O decreto de Talismã considera que a seca já causa prejuízos de 95% das áreas plantadas e 45% das áreas de pastagens, com aproximadamente 750 pessoas afetadas, divididos entre proprietários, arrendatários, operadores, diaristas, vaqueiros e caseiros. Considera ainda parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), favorável à declaração de situação de emergência.

Com o decreto, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Comdec nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

Jaú do Tocantins também decretou situação de emergência na cidade, na sexta-feira, 21, em decorrência da seca. 

Arquivos Anexos