Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na promoção de uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar e promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), é o objetivo principal desta edição do reality show 'Vida de Merendeira', promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Palmas é uma das 25 cidades selecionadas na etapa eliminatória e agora participa da etapa regional do concurso.

De acordo com o comunicado do FNDE, enviado à Secretaria Municipal da Educação (Semed), Palmas foi selecionada devido à boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo comprometimento da equipe responsável pela alimentação dos estudantes da rede municipal de ensino. Conforme os critérios preestabelecidos no regulamento do certame, os nutricionistas realizaram a escolha da merendeira que representará Palmas no projeto, assim como da receita que será utilizada na disputa, que é a ‘Panelinha Dourada’, criada pela merendeira Gisleide Alves Santos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Miudinhos.

Para o chefe da Divisão de Alimentação Escolar da Semed e nutricionista responsável técnico (RT) pelo PNAE, em Palmas, Rodrigo Miranda, ser selecionado para participar do projeto ‘Vida de Merendeira’ representa o reconhecimento da qualidade da gestão da alimentação escolar de Palmas, por parte dos órgãos máximos da educação e alimentação escolar do País, que são o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o FNDE, já que foram selecionados apenas municípios que atendiam critérios de qualidade na execução do PNAE. "Isto é fruto do trabalho de muitos servidores, desde os nutricionistas, técnicos administrativos da Semed e das unidades educacionais, diretores, merendeiras e, claro, da alta gestão que inclui nosso secretário, professor Fábio Chaves e a prefeita Cinthia Ribeiro”, declara.

A receita contou com o direcionamento dos nutricionistas da Diretoria de Alimentação Escolar (DAE), e tem como base os seguintes ingredientes: carne de chambari ou chambaril, abóbora cabotiá e banana-da-terra, de forma a incentivar a alimentação saudável por meio da valorização da cultura alimentar do estado mais novo do País.

Reality Vida de Merendeira

Antes de ser escolhida a ‘Panelinha Dourada’, a Divisão de Alimentação Escolar da Semed fez uma mini seleção interna entre algumas unidades educacionais que criaram receitas que priorizaram ingredientes regionais. Das cinco cidades de cada região, selecionadas inicialmente, três participarão da etapa regional, quando equipes do FNDE virão a Palmas para fazer filmagem sobre a merendeira, sobre a culinária local e a receita escolhida. Dessas três cidades, apenas uma enviará a merendeira para os estúdios, onde fará a receita ao vivo para concorrer com as demais escolhidas.

A cidade onde o reality show será organizado ainda não foi divulgada. O programa com as cinco merendeiras e merendeiros, sendo um (a) de cada região, deve acontecer em fevereiro de 2024, em local a ser definido. (Secom Palmas)