Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Thiago Wahlbrink

Foto: Thiago Wahlbrink

A Cia de Teatro Art’Sacra abre inscrições de recrutamento para elenco, figurantes, equipe técnica e apoiadores para a realização da 20ª edição da Paixão de Cristo 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial da Cia Art’Sacra. 

A apresentação da 20ª edição da Paixão de Cristo acontecerá no dia 29 de março de 2024, em local que ainda será definido. A expectativa é de que sejam selecionados cerca de 500 voluntários. Não é necessário experiência e são aceitos homens, mulheres e crianças de qualquer idade e de qualquer religião.

Os primeiros testes de elenco acontecerão nos dias 27 e 28 de janeiro, por meio de exercícios, dinâmicas de teatro e leitura do texto, encaminhado a todos que realizarem a inscrição. Os voluntários selecionados receberão preparação corporal, interpretação, impostação da voz, improvisação e criação de personagens.

Os ensaios serão sempre aos finais de semana, até a data do evento, com possível inserção de ensaios extras à noite, conforme a necessidade da Direção do espetáculo.

Reencontro

O espetáculo neste ano celebra os 20 anos de realização da Paixão de Cristo com a Cia Art’Sacra no Tocantins. Para celebrar a data especial, o espetáculo contará com a participação de pessoas que participaram do elenco e bastidores ainda nas primeiras edições da peça. “Será um encontro memorável, convocamos a todas as pessoas que participaram conosco de todas as edições da Paixão de Cristo, principalmente as primeiras. Para que tenhamos um encontro histórico”, almeja o diretor-geral do espetáculo, Valdeir Santana.

A atriz Cymara Miranda foi uma das pessoas que participou das primeiras edições do espetáculo. Para ela, é uma imensa satisfação e orgulho retornar à produção. “Ter a oportunidade de participar das primeiras apresentações e da atual traz um misto de gratidão por fazer parte dos primeiros passos da Companhia e de orgulho por ver o quanto elas se aprimoraram ao longo dos anos, envolvendo diversos segmentos, agregando as experiências de diversas culturas e crenças, tomando dimensões de grande evento cultural na cidade”, declara.

Além do elenco pioneiro, novos integrantes também são bem-vindos. É o caso de Renato Augusto Fontanelli , que declara ser uma honra poder fazer parte da equipe. “Faz pouco tempo que contribuo com o caminho da Companhia Art'Sacra, mas é como se eu tivesse estado desde a primeira apresentação. Me sinto em família, onde posso crescer e amadurecer como pessoa junto com meus amigos de caminhada. Reviver todos os anos a memória de Jesus Cristo em sua vida pública, paixão, morte e ressurreição é uma experiência única, capaz de tocar o mais profundo do nosso coração nos tornando pessoas novas, com uma nova mentalidade sempre. É uma imensa alegria poder contribuir para a cultura da nossa cidade propagando uma mensagem de valores e para o crescimento humano. Sem contar as novas oportunidades para cada pessoa se descobrir nesse caminho artístico também.  Me sinto muito grato porque esse serviço não termina em mim, mas ele se amplia e alcança muitas pessoas em todos os lugares e contextos”, revela.

Segundo Valdeir, o objetivo maior é poder levar às pessoas momentos de reflexão, através da arte. “Queremos alcançar o íntimo de cada pessoa que participa, seja como elenco, produção ou plateia, que por inúmeros motivos conviveu ou convive com turbulências, que por vezes fez nos distanciarmos de Deus e dos irmãos. Será um espetáculo marcante e inesquecível”, celebra o diretor.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo, realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro, foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura, às artes, sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.

Testes de elenco

Sábado (27), das 15hs às 19hs, e domingo (28), das 9hs às 12hs

Local: Centro Amor Social Papa Francisco, Quadra: 1.104 Sul, Alameda 02, Ai 11.

(Foto: Thiago Wahlbrink)