Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Nacional

Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional lançou nesta segunda-feira, 15, os carnês referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2024). Os contribuintes que pagarem o imposto à vista até 15 de março recebem desconto especial de 35% e ainda concorrem a todos os prêmios da Campanha Natal Feliz, incluindo um carro zero quilômetro.

O secretário municipal da Fazenda, Loenis Fernandes, esclarece que o IPTU não é vinculado diretamente a qualquer âmbito, ou seja, o saldo desse imposto é destinado a diversas áreas: 40% para saúde e educação, e os outros 60% distribuídos entre o pagamento de folha, aquisição de material e outros pagamentos previsto no orçamento do município.

Quem optar por pagar parcelado tem até 15 de março para quitar a primeira parte, com a divisão sendo no máximo em dez vezes (vai depender do valor da parcela).

Benefícios especiais

Fernandes destaca que os benefícios para a população são inúmeros. Pessoas idosas, aposentadas, viúvas e deficientes que se enquadram nos seguintes requisitos estão isentas do pagamento do IPTU: renda familiar de até um salário mínimo (R$ 1.320), que possuam imóvel único com finalidade exclusivamente residencial. Além disso, essas pessoas também estão isentas do pagamento da taxa de coleta de lixo, conforme lei foi aprovada em 2023 e que entra em vigor agora em 2024.