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Economia

Foto: Freepik

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Os números do empreendedorismo no Brasil são impressionantes. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os pequenos negócios somam mais de 18 milhões de empresas, sendo mais da metade deste número composto por MEI (microempreendedores de pequeno porte, com renda anual de até R$ 81 mil), em torno de 30% por microempresas (renda anual até R$ 360 mil) e o restante composto por empresas de pequeno porte (renda anual até R$ 4,8 milhões).

Mas, afinal de contas, o que é necessário para ser um empreendedor ou empreendedora? Segundo a coordenadora do curso de Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Sandra Façanha, um bom empreendedor precisa de muitas competências, mas as que mais se destacam são resiliência e criatividade.

A resiliência é necessária porque, geralmente, os caminhos para empreender no Brasil costumam ser bem complicados: burocracia, concorrência, capital de giro etc.

“Resiliência é uma necessidade para que o empreendedor não apenas não desanime, mas principalmente para que ele ou ela se reinvente buscando alternativas viáveis. E é neste ponto que entra a segunda competência, a criatividade, que ajuda a superar as adversidades, mas principalmente, ajuda a buscar inovações para o negócio!”, afirma a especialista.

Na opinião da docente da Fecap, além resiliência e criatividade, muito conhecimento e estudo precisa ser feito para se tornar um empreendedor de sucesso, começando pela elaboração de um plano de negócios.

“Hoje em dia, mais do que nunca, o empreendedorismo vai muito além do comércio, seja físico ou digital! Cresce e predomina o empreendedorismo voltado para serviços; mas também temos empreendedorismo em franquias; empreendedorismo verde, que busca reduzir, neutralizar ou compensar o impacto dos negócios no meio ambiente; empreendedorismo social, que contribui para a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da educação e emprego, entre outras possibilidades. Será este o seu momento de empreender? Reflita com carinho!”.

Sandra afirma que empreender é uma possibilidade real para o todo e qualquer brasileiro, e o mercado segue crescendo em diferentes frentes. O país tem mais de 200 milhões de habitantes e, de forma inquestionável, os dados abaixo, do Sebrae, confirmam a veia empreendedora do brasileiro e sua representatividade na economia, por meio da criação de pequenos negócios:

Do total das empresas que atuam no país, pequenos negócios representam 99%;

Do total de empregos gerados no país, pequenos negócios representam 72%;

Do total do PIB brasileiro, pequenos negócios respondem por cerca de 30%;

A região Sudeste é a campeã na concentração dos pequenos negócios, com 51% de todas as empresas, seguida pela região Sul, com 19%.

*Sandra Façanha tem sólida formação acadêmica com bacharelado em Administração de Empresas (BA), mestrado em Logística pela Cranfield University (Reino Unido), outro mestrado e também doutorado em BA pela FEA/USP (Universidade de São Paulo). Possui experiência profissional de 20 anos em cargos de média e alta gerência em logística, cadeia de suprimentos e operações de diferentes empresas (médio e grande porte) no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Los Angeles (EUA). É professora e coordenadora de cursos superiores de Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). (Fecap)