Com o objetivo de fortalecer as lideranças regionais e estabelecer a visão de futuro do Território Empreendedor Vale do Araguaia, o Sebrae Tocantins realiza na próxima quinta-feira, 25, o segundo encontro do programa Líder. O evento, que ocorrerá na sede da instituição em Paraíso do Tocantins, promove o debate sobre as características de um verdadeiro líder por meio do workshop Gente que faz.
O Líder tem como foco mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e coordenação das ações regionais. A iniciativa prevê o desenho do plano estratégico da região do Vale do Araguaia, que abrange 16 municípios, além da definição de um sistema de governança e um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento.
Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae Tocantins, pontua que o programa Líder oferece uma metodologia inovadora, que oferta capacitação aos líderes regionais para interagirem e promoverem o fortalecimento de seu território a partir da identidade e interesses comuns. “Todo líder de alta performance precisa estar motivado por um propósito transformador. O Sebrae atua justamente no fortalecimento e conexão desses atores de desenvolvimento para impactar positivamente no cenário socioeconômico do Vale Araguaia. E essas lideranças levarão consigo o protagonismo, a cooperação e a certeza da importância de seu papel como agente transformador”, enfatiza.
O programa aborda temas como liderança, visão de futuro, articulação, busca de consenso e monitoramento dos compromissos públicos. A metodologia está estruturada em oito encontros e quatro fóruns que irão valorizar o debate social.
Entenda a jornada
Após a seleção de um território para receber essa estratégia de desenvolvimento, inicia-se a primeira etapa – Nosso Território. Respeitando a dinâmica já existente no local, é realizado um seminário com a participação do Sebrae, instituições parceiras convidadas e representantes locais. O objetivo é permitir que as instituições apresentem o seu histórico de atuação. Além disso, nessa etapa o Sebrae brinda o território escolhido com um observatório online de informações socioeconômicas daquele conjunto de municípios, o Observatório Data MPE Brasil.
A segunda etapa, chamada Conexões e Horizontes, é o momento para mobilizar lideranças voluntárias, visionar um futuro desejado e definir uma Agenda de Desenvolvimento Local, por meio da metodologia Lider, mas também ir além, com a definição de uma identidade local e a construção de um planejamento de comunicação e relacionamento do território.
Por último, na terceira etapa – Transformação, é hora de priorizar, conectar a estratégia com os parceiros e executar a Agenda de Desenvolvimento, por meio de ciclos anuais de planejamento e execução. Para isso, primeiramente, é são definidas os projetos e ações prioritárias. Em seguida, é realizado um seminário com a presença do Sebrae e de parceiros, para que conheçam as ações priorizadas e identifiquem suas possibilidades de contribuição. (Sebrae Tocantins)