Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gabriel Chagas/Secom Gurupi

Foto: Gabriel Chagas/Secom Gurupi

Samba no pé e muita diversão marcaram a noite dessa sexta-feira, 19, em uma disputa animada para a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval de Gurupi 2024. Tradição na cidade, que marca a proximidade da festa popular, o concurso aconteceu durante o Gurufolia, carnaval fora de época, no Centro Administrativo da UnirG.

A coroa de Rei Momo foi conquistada pelo massoterapeuta José Renato, de 25 anos, e a de Rainha foi para a professora de dança, Ingrid Sousa, 29, que leva o título pela segunda vez. “Estou sem palavras e muito feliz por mais essa conquista, em 2019 fui eleita rainha quando participei do concurso pela primeira vez e agora participando pela segunda vez e novamente conquistando a coroa, estou muito, muito feliz”, expressou. 

Antes de subir ao palco, José Renato, que concorreu ao título pela primeira vez, estava confiante de que conquistaria a coroa de Rei Momo. Contou que havia ensaiado bastante e que estava preparado para assumir as responsabilidades do cargo. “Estou muito feliz por ter sido escolhido, especialmente por representar a comunidade gurupiense no geral, antes era fechado somente para representantes de blocos, e com essa abertura para toda a sociedade participar ficou muito mais acessível e que venha o Carnaval de Gurupi 2024 pois estou pronto para a folia”, disse depois de ser coroado.

Cinco candidatas disputaram o título de Rainha: Maria Inês, de 22 anos, Stefanya Siriano e Silva, 28, Maria Eduardo Barros, 22, Adrya Cavalcante, 18, além da vencedora Ingrid Sousa. E o Willian Chagas, de 19 anos, disputou com o José Renato. Os vencedores foram escolhidos por jurados, profissionais da área artística, convidados pela Secretaria Municipal de Cultura. Foram avaliados a animação, simpatia, desenvoltura e alegoria. “ Estamos muito gratos pela participação de todos os candidatos que abrilhantaram esse concurso que dá um ponta inicial para nossa festa de carnaval”, disse a secretária Liliane Pagliarini.          

Os vencedores foram coroados, receberam o cheque simbólico de dois salários-mínimos vigentes (R$ 2.824,00) cada e uma chave simbólica da cidade, que foi entregue pela secretária de Saúde Luana Nunes. “ Carnaval de Gurupi é uma festa muito marcante em nossa cidade, aquece a economia, favorece toda a parte do comércio local e hoje escolhemos nossa Rainha e Rei Momo, a Prefeita não pode estar aqui mas está acompanhando todo o processo desde o início e muita animada para a folia”, ressaltou Luana Nunes. 

(Foto: Gabriel Chagas/Secom Gurupi)

 (Foto: Gabriel Chagas/Secom Gurupi)