Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Em continuidade à programação do Janeiro Roxo, as Unidades de Saúde da Família (USF) estão promovendo de 23 a 31 deste mês, uma série de atividades sobre hanseníase, entre elas atendimento médico e de enfermagem, além de rodas de conversa. A programação completa está disponível ao final da matéria.

De acordo com Ana Paula Marques dos Santos, coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), as ações, embora intensificadas por meio de mutirões de atendimento, são oferecidas durante todo o ano. "Todas as unidades contam com equipes capacitadas para atender os pacientes, que podem agendar exames e consultas ao longo do ano". A coordenadora também destaca que todo o processo de diagnóstico, tratamento e disponibilização de medicação é sigiloso, assegurando que o paciente não será exposto ou se sentirá vulnerável socialmente durante esse procedimento.

Programação

23/01
USF Mariazinha - Manhã - Avaliação odontológica de paciente em tratamento, roda de conversa sobre autocuidado, prevenção de incapacidade e direitos e deveres do portador de hanseníase, além de avaliação de paciente em tratamento e com tratamento concluído.

24/01

USF 1206 Sul - 8 horas - Roda de conversa com pacientes e informativo sobre sinais, sintomas e tratamento.

25/01

USF José Lúcio - 13 horas - Roda de conversa e palestras com avaliações.
USF Eugênio Pinheiro - 13 horas - Avaliação de contatos e sala de espera com palestra.
USF 406 Norte - 9 horas - Sala de espera, panfletagem e orientação quanto autocuidado. 
USF 503 Norte - 9 horas - Roda de conversa com equipe da área técnica da hanseníase e avaliação neurológica. 
USF 603 Norte - 7 às 19 horas - Sala de espera com equipe multiprofissional; busca de casos novos para diagnóstico; avaliação de contatos de casos já diagnosticados; busca ativa de pacientes faltosos ou em situação de abandono de tratamento.
USF 207 Sul - 19 horas - Roda de conversa, atendimento de saúde para diagnóstico e avaliações trimestrais e avaliação de contatos. (Atividades também ocorrem das 16 às 18 horas)

26/01

Parque da Pessoa Idosa - 8 horas - Apresentação cultural; roda de conversa sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, prevenção de incapacidades físicas e autocuidado com profissional médico especialista em hanseníase; roda de conversa com profissional advogado especialista em direito da saúde a fim de sanar dúvidas sobre os direitos dos pacientes acometidos pela doença; testemunhos dos usuários em relação ao tratamento e cura; roda de conversa com foco no estigma e preconceito.

30/01

USF Mariazinha - Manhã - Avaliação odontológica de paciente em tratamento, roda de conversa sobre autocuidado, prevenção de incapacidade e direitos e deveres do portador de hanseníase, além de avaliação de paciente em tratamento e com tratamento concluído. (Atividades também ocorrem no dia 31, durante todo o expediente). (Secom Palmas)