O ano começou e é hora de retomar os cuidados com a saúde. Anualmente, é recomendado que se faça uma consulta médica de rotina, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma. Então, podem ser solicitados exames de diagnósticos para ajudar na aplicação da conduta médica adequada em diversas patologias.
Dependendo do estado de saúde da pessoa, pode haver mudanças nos exames solicitados e na frequência com que são realizados. “Inicialmente, são indicados exames de sangue que variam de acordo com a idade, sexo e hábitos de vida da pessoa para diagnóstico precoce das principais causas de doenças nos dias atuais”, explica doutor Marco Martins, clínico geral do Hcor.
São recomendados os exames de glicemia e hemoglobina glicada (pesquisa de diabetes), colesterol total e frações (avalia o risco cardiovascular), TGO e TGP (avalia a função do fígado), exames de sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, hemograma completo (avalia a presença de anemia ou de alteração dos glóbulos brancos), ureia e creatinina (avaliam a função renal), além dos exames hormonais: TSH e T4 livre (tireoide) e hormônios femininos.
Com a pandemia, o aumento da frequência de outras infecções virais e o crescimento de casos de câncer, passou a ser importante no check-up anual um grupo de exames indicado para rastreamento. Essas análises laboratoriais mostram as infecções ativas e as memórias imunológicas de diversas doenças.
“Geralmente começamos com a mamografia, indicada para todas as mulheres acima dos 40 anos; a pesquisa de sangue oculto nas fezes para ambos os sexos a partir dos 45 anos e o exame de citologia oncótica (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos. No check-up masculino é importante verificar a testosterona e fazer uma análise da próstata por meio do PSA livre e total. Estes últimos, principalmente após os 50 anos de idade”, aponta.
Laboratório em casa
Para quem não tem tempo de se deslocar ou prefere fazer os testes com maior conveniência e conforto, existe a possibilidade de realizar a coleta dos exames laboratoriais em domicílio. No Hcor, uma equipe de enfermagem qualificada e referência em acolhimento, segurança e qualidade é dedicada para esses atendimentos.
O agendamento da coleta domiciliar pode ser realizado de segunda a sexta, das 7h às 21h, aos sábados, das 7h às 14h e, aos feriados, das 8h às 14h. Não é cobrada taxa para atendimento em casa. (Com informações Andressa Aricieri /Hcor)