Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/Detran-TO

Foto: Divulgação/Detran-TO

Com o objetivo de resguardar os usuários e evitar a ocorrência de golpes virtuais, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alerta a todos os condutores tocantinenses que redobrem os cuidados e fiquem atentos ao pesquisarem pelos sites dos órgãos públicos do Governo do Tocantins, como o Detran/TO e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para acessar alguns serviços, a fim de evitar links falsos que direcionam os cidadãos a sites fraudulentos.

A prática criminosa dos golpes virtuais pode ocasionar prejuízos financeiros e compartilhamento de informações pessoais e bancárias. Os golpistas utilizam links falsos para direcionar os acessos dos usuários a sites que simulam os portais oficiais do Governo do Estado.

Ao emitir e pagar algum boleto, os usuários acabam transferindo dinheiro para conta de golpistas, perdem o valor e ficam em débito. Além do prejuízo financeiro, a prática dos golpes pode levar os cidadãos a compartilharem informações pessoais, que podem ser usadas pelos criminosos e os expõe a outros tipos de crimes, como fraudes financeiras, roubo de identidade e extorsão.

Orientações

Para não cair em golpes desse tipo, o Detran/TO orienta que os usuários evitem clicar em links enviados por desconhecidos, verifiquem sempre o remetente da mensagem, a URL dos portais dos órgãos públicos e nunca compartilhar informações pessoais e bancárias por email, SMS ou WhatsApp e desconfie de ofertas com descontos extraordinários.

Medidas de segurança

A fim de evitar esse tipo de situação, utilize somente a URL no portal oficial do Governo do Tocantins (https://www.to.gov.br/) para encontrar os serviços públicos prestados pelos órgãos do estado, como o Detran/TO (https://www.to.gov.br/detran) e Sefaz (https://www.to.gov.br/sefaz).

Cheque sempre a autenticidade de mensagens recebidas envolvendo links e confira a identidade do remetente antes de fornecer qualquer informação. Não clique em links suspeitos e jamais baixe arquivos desconhecidos. Desconfie sempre de mensagens não solicitadas que pedem informações pessoais e bancárias. O Detran/TO, como os demais órgãos do governo, nunca enviam mensagens que solicitam dados pessoais dos usuários. (Detran/TO)