Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo tocantinense, tendo em vista a relevância do modelo de negócio como um instrumento em potencial para o crescimento econômico, social e sustentável do Estado, o Sistema OCB/TO realizará, ao longo de 2024, uma série de ações que buscam promover ativamente o desenvolvimento de cooperativas vinculadas à organização. 

Com mais de 200 soluções para os cooperados e colaboradores, o Sistema OCB/TO destaca algumas ações que promovem o fortalecimento da cultura da cooperação e da responsabilidade ambiental, social e governança (ESG, sigla em inglês): diagnóstico assistido e ferramentas de avaliação da gestão, governança e desempenho. A meta da instituição para 2024 é acompanhar e apoiar as cooperativas registradas, ofertar mais de 5 mil atendimentos de formação e capacitação, além de dar suporte às ações sociais das cooperativas por meio de projetos como “Dia C” e “Cooperar pela Vida”.  

Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, comenta que a meta é oferecer o melhor em cursos, treinamentos e suporte às cooperativas. “Temos um objetivo ambicioso, mas possível. Devemos alcançar no contexto nacional, até 2027, a meta de 1 TRI em faturamento. Assim, queremos tornar o cooperativismo cada vez mais consolidado, com as ações de sustentabilidade social e econômica reconhecidas em todo o Estado”, afirma.

Presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri destaca que a instituição estará presente nos principais eventos de interesse das cooperativas, com destaque para o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), que ocorre em maio. “Participaremos do Congresso das Cooperativas de Crédito e da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), reforçando assim, o compromisso de apoiar todos os ramos e setores que compõem as cooperativas”, comenta.

Dentre as ações esperadas para 2024, a superintendente confirma a realização do Fórum de Dirigentes, do Cooperjogos, do 16° Encontro de Mulheres Coops do Tocantins e do 18° Encontro Tocantinense de Cooperativismo, eventos consolidados pelo Sistema. “Em 2023 tivemos grandes momentos que com certeza marcaram nossa trajetória até aqui. É com alegria e entusiasmo que divulgamos desde já, a realização das edições deste ano e contamos com o apoio e participação de cada um de vocês”, declara Maria José Oliveira

“E claro, não podemos esquecer as ações realizadas com o propósito de fomentar a união e fortalecimento entre as cooperativas como o Dia de Cooperar e Cooperjogos. Nos acompanhem, teremos muitas coisas boas para apresentar ao longo deste ano”, finaliza. 

O Sistema OCB/TO

É composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (SESCOOP/TO).

Para saber mais informações sobre o cooperativismo, entre em contato com o Sistema OCB/TO pelo telefone ou whatsapp no número (63) 3215-3291, pelas redes (@sistemaocbto) e pelo site www.tocantinscooperativo.coop.br.