Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Cleizenir Divina foi nomeada para comandar a Secretaria de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas.

Cleizenir Divina foi nomeada para comandar a Secretaria de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas. Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas Cleizenir Divina foi nomeada para comandar a Secretaria de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas. Cleizenir Divina foi nomeada para comandar a Secretaria de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas.

O Coletivo Feminista de Mulheres Negras do Tocantins- Ajunta Preta, organização que atua desde 2018 como frente de combate ao racismo e ao sexismo no Tocantins, encaminhou nota à imprensa nesta quarta-feira, 24, manifestando preocupação e repúdio em relação à nomeação da educadora Cleizenir Divina dos Santos para comandar a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas.

Cleizenir é branca e por esse motivo o Coletivo aponta que a gestão ignora a importância de designar pessoas negras para a condução de estruturas públicas que tem como missão promover a igualdade racial. "É imperativo que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas e respeitadas, especialmente quando se trata de decisões que impactam diretamente nossas vidas e realidades", argumenta o Ajunta Preta.

O Coletivo afirma esperar que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reconsidere a nomeação. "Nos colocamos à disposição para a indicação de nomes de mulheres negras com trajetória política e competência para liderar a pasta. Permanecemos vigilantes na luta!", reforça em nota. 

O Conexão Tocantins pediu e aguarda posicionamento oficial da Prefeitura de Palmas. 

Nomeação 

O ato de nomeação de Cleizenir foi publicado no Diário Oficial de Palmas de segunda-feira, 22. Ela estava no comando da Fundação Cultural de Palmas. Já conhecida na gestão da prefeita Cinthia, foi secretária municipal de Educação.

Confira a nota do Coletivo na íntegra:

O Coletivo Feminista de Mulheres Negras do Tocantins- Ajunta Preta, organização que atua desde 2018 como frente de combate ao racismo e ao sexismo no Tocantins, vem a público manifestar preocupação e repúdio diante da nomeação de uma mulher branca para o cargo de Secretária Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas.

O ato, publicado no Diário Oficial do Município da última segunda-feira, 22, ignora a importância de designar pessoas negras para a condução de estruturas públicas que tem como missão promover a igualdade racial, considerando que representatividade é fundamental para abordar as desigualdades históricas e estruturais enfrentadas pela comunidade negra em nossa cidade.

É imperativo que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas e respeitadas, especialmente quando se trata de decisões que impactam diretamente nossas vidas e realidades. Acreditamos que a escolha de uma liderança que compartilhe a vivência e compreenda as particularidades da população negra é crucial para garantir que as políticas adotadas sejam sensíveis às demandas específicas da nossa comunidade.

Diante disso, esperamos que a prefeita de Palmas reconsidere essa nomeação, buscando uma abordagem mais inclusiva e representativa, alinhada com os princípios da promoção da igualdade racial. Nos colocamos à disposição para a indicação de nomes de mulheres negras com trajetória política e competência para liderar a pasta. Permanecemos vigilantes na luta!