Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O setor de saúde vive um momento de expansão em Palmas, revelam dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Levantamento mostra que no período entre outubro de 2022 e outubro de 2023 houve um crescimento de 12,4% no emprego na área, o que representa mais que o dobro da média geral do mercado de trabalho na cidade, que registrou um aumento de 6,4%. O total significa 683 novos postos de trabalho formais.

Ainda segundo dados do Caged, o setor foi responsável por uma parcela significativa dos novos postos de trabalho do mercado palmense, representando 12% do total de empregos criados no período. Os números reforçam a importância crescente do setor da saúde para a economia local e como ele impulsiona o mercado de trabalho em Palmas, já que na comparação com os indicadores estaduais, a capital supera a média do Tocantins.

O cenário é marcado pelo crescimento constante desde o início da pandemia e destaca a busca contínua por profissionais qualificados para atender às demandas da população. O setor vem crescendo sistematicamente desde o início da COVID-19. Na comparação com janeiro de 2020, ou seja, dois meses antes da pandemia, o aumento de postos de trabalho de profissionais da saúde em Palmas foi da ordem de 56%, números bem acima da média do mercado nacional.

Os novos postos de trabalho representam vagas preenchidas de profissionais das áreas de enfermagem, auxiliar de enfermagem e técnicos. E para quem está dentro do setor, e ajudou a impulsionar novas contratações, os números traduzem um cenário de alta demanda por serviços de saúde. Presente no Tocantins desde 2011, a Medprev, uma healthtech que oferece opções acessíveis e flexíveis para pacientes que buscam consultas, exames e procedimentos médicos de qualidade, sem a necessidade de um plano tradicional, percebe de perto o aumento expressivo na procura.

De acordo com o diretor financeiro da empresa, Gabriel Sandre, houve um crescimento de 11% na busca por seus serviços do ano de 2022 para 2023. "Se temos mais pacientes nos procurando, percebemos que todo o mercado está aquecido. Que os profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios estão tendo mais demanda. No nosso caso, em especial, observo que o aumento na procura está alinhado também com a tendência de as pessoas buscarem opções mais acessíveis e personalizadas em meio ao panorama atual da saúde, já que nós estamos comprometidos em atender a essa necessidade, proporcionando soluções inovadoras e acessíveis para a comunidade de Palmas", afirma Sandre.

Com a proposta de eliminar barreiras financeiras ao oferecer opções sem mensalidade, anuidade e período de carência, se alinha com a tendência crescente de buscar alternativas mais acessíveis no universo da saúde. Em uma cidade onde o acesso à assistência médica pode ser desafiador, já que os hospitais públicos recebem pacientes não apenas de todo o Estado, mas de regiões vizinhas, empresas como Medprev ajudam a aquecer o mercado, oferecendo uma grande gama de serviços que vão de consultas com especialistas, exames laboratoriais e exames de imagem.

Aliada a tecnologia, o mercado se mostra promissor. A startup negocia com médicos e clínicas preços com condições mais acessíveis e formas facilitadas de pagamento - os preços são, em média, entre 20% e 50% menores do que os do mercado particular.  

A startup negocia com médicos e clínicas preços com condições mais acessíveis e formas facilitadas de pagamento - os preços são, em média, entre 20% e 50% menores do que os do mercado particular. Como os atendimentos são marcados em horários vagos dos profissionais, ainda ajudam as clínicas e hospitais a aumentar a ocupação, trazer receita e diluir custos fixos.

Com doses de inovação e tecnologia, as healthtechs ainda dão um impulso importante para negócios se diferenciarem ou solucionar problemas de empresas tradicionais. Com preços acessíveis, há também o incentivo pela conscientização acerca da prevenção de doenças.

"Como facilitamos o acesso à saúde, consideramos que também incentivamos as pessoas a se cuidarem, o que ajuda na descoberta rápida de alguma doença. Quando isso acontece, os tratamentos costumam ser mais baratos, evitando intervenção cirúrgica ou internação hospitalar. Todo mundo sai ganhando. Conseguimos evitar que pequenos problemas se tornem casos graves, os pacientes ficam saudáveis e o mercado continua aquecido. A nossa principal estratégia é manter os princípios fundamentais do Medprev completamente intactos. Acreditamos que ao fazê-lo, continuaremos a desempenhar um papel vital na colaboração com toda a população, garantindo o acesso à saúde de alta qualidade a um custo justo", finaliza. (Cênicas Comunicação)